Por Eliete Viana
O livro “Semana de Vinte e Dois: Olhares Críticos”, lançado pelas Publicações BBM em parceria com as Edições Sesc, traz 15 ensaios escritos por especialistas nas áreas de literatura, sociologia, história, cinema e cultura brasileira, como Aracy Amaral, Carlos Augusto Calil, Eduardo Coelho, Maria Arminda do Nascimento Arruda, Maria Augusta Fonseca, Sergio Micelião Universitária da USP.

“Ao concluir a leitura, o leitor terá descortinado um mapa rico e abrangente de informações e leituras interpretativas, inéditas ou reformuladas segundo bases atuais, que, entre outras visões e versões correntes em disputa, contribui de forma valiosa para a ressignificação da Semana de Arte Moderna numa época agora centenariamente apartada daquelas noites controversas”, destaca Frederico Camargo, doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP, na orelha do livro.

3 Vezes 22
O Projeto 3 Vezes 22 da BBM teve como objetivo principal a produção e disseminação de conhecimento em torno dos temas do bicentenário da Independência (1822), do centenário da Semana de Arte Moderna (1922) e da história e desafios do nosso tempo. Saiba mais na página do projeto.
O setor de Publicações foi criado na BBM em 2017. E, desde então, tem buscado publicar obras que possam projetar as atividades desenvolvidas na biblioteca. Algumas destas obras foram em parceria com a Editora da USP (Edusp) e com as Edições Sesc.
Semana de Vinte e Dois: Olhares Críticos pode ser adquirido presencialmente nas livrarias da Edusp ou por sua livraria virtual.
*Estagiária sob supervisão de Eliete Viana / Fonte: Jornal da USP / Foto reconhecida como símbolo da Semana de Arte Moderna, mas que foi tirada apenas dois anos após o evento, em um almoço sediado no antigo Hotel Terminus – Fotografia publicada no livro Artes Plásticas na Semana de 22, de Aracy Amaral, em 1970