Por Ipirá City – Quinta, 13 de agosto de 2020
Quadro Personalidade da semana do Programa Bate Papo na City e do Portal Ipirá City homenageia Ramiro Silva Santana ( Taco Roxo)
Ramiro Silva Santana ou simplesmente Taco Roxo. Filho de Seu Pergentino, o Piju e de Ricadina, este cidadão é um dos grandes nomes do esporte em Ipirá. Basta ir mais a fundo nas memórias do futebol ipiraense para saber a grandeza desse filho da terra que escolheu Ipirá como morada fixa.
Taco Roxo para quem não sabe tabelou na mesma época com outras lendas da bola como Zé Cumbuca, Pedro Coxo e Zezito. Fez tão bonito que até virou páginas do livro “A Praça da Bandeira e outras bandeiras” do professor de história Agildo Barreto. Como não havia câmara na época para registrar o momento épico, Agildo Barreto contou a proeza de Taco Roxo. Em um jogo entre as seleções de Ipirá e Itaberaba, o filho de Piju anotou cinco gols. “Para mim é um homenagem viva porque tive o prazer de ler para ele mais de uma vez”, conta o filho Jessé Lima Santana. Além de gols, Taco Roxo também fez amigos no futebol, como os inesquecíveis Seu Santo e Zé Baal, figuras que aparecem em fotos e na memória afetiva de Ramiro. Foi dele uma fotografia da formação do saudoso Grêmio de Zé Baal.
Depois de pendurar as chuteiras, Taco Roxo ainda contribuiu como treinador, comandando do banco equipes como o Corinthians de Luiz Cazumba e Independente. Também esteve na comissão técnica da seleção de Ipirá.
Além do esporte, Taco Roxo também se destacou como músico e integrou o grupo da fanfarra de Ipirá. Desse tempo, lembra de cor todo mundo. “Ele sabe o nome de todos. É impressionante. Fala nome por nome”, comenta Jessé. Irmão de dona Gracinha, do cantor Francys Chavier, de Joel, Dorinho e Miranda, Taco Roxo sempre viveu em Ipirá, terra que precisa prestigiar os filhos dela ainda em vida. É o que tenta fazer o Ipiracity. “A nível de futebol, eu vejo ele na lista dos grandes. Fico feliz e isso me traz muito orgulho. Ele nunca saiu daqui e tem uma historia de amor pleno pela cidade”, diz Jessé.
Foto: Arquivo Pessoal / Jessé Lima Santana Ramiro,nosso amigo Taco Rocho,com o saudoso Alonso Oliveira,no estádio municipal José Luiz dos Santos em 1978,treinador da seleção de Ipirá/ Foto: Paulo Roberto (Ruda)
Seu Santo(esquerda) e Taco Roxo ( à direita )