A Região Árabe deu um passo significativo para proteger seu patrimônio documental com a criação do Comitê da Memória do Mundo para a Região Árabe (MOWCAR)

Anunciada na Conferência Memória no Patrimônio, em Doha, Catar, em 22 de janeiro de 2025, a iniciativa representa um marco importante no fortalecimento da cooperação regional para preservar, permitir o acesso e gerar conscientização sobre seu patrimônio documental.
A Região Árabe abriga manuscritos valiosos, material de arquivo e patrimônio audiovisual que documentam séculos de conhecimento, inovação e intercâmbio cultural. No entanto, o patrimônio documental da região continua sub-representado no Registro Internacional Memória do Mundo (MoW) da UNESCO , respondendo por apenas 3% do total de inscrições, o menor de qualquer grupo geográfico.
Uma Pesquisa Regional da UNESCO sobre Patrimônio Documental de 2019 revelou que metade das instituições de memória da região estão em zonas de alto risco, mas três quartos não têm planos de preparação para emergências em vigor. Além disso, 80% das instituições que abrigam patrimônio audiovisual não têm equipamentos funcionais, impedindo o acesso a registros históricos valiosos, enquanto apenas 16% receberam financiamento ou assistência técnica durante a década anterior. Essas descobertas destacaram a necessidade urgente de cooperação e investimento regionais.
Fortalecimento da cooperação regional e internacional
Os Comitês Regionais são entidades autônomas do Programa MoW, servindo como estruturas cooperativas para abordar desafios regionais, bem como para estabelecer Registros Regionais MoW, defender a promoção do patrimônio documental de uma região e aprimorar as capacidades das principais partes interessadas por meio de treinamento, publicações e outras atividades.
O MOWCAR servirá, portanto, como um veículo para promover a resiliência institucional de longo prazo, harmonizando as práticas de preservação e permitindo que as instituições de memória troquem conhecimentos e promovam a conscientização sobre o patrimônio documental árabe em nível global.
Sua criação também é um passo importante na construção da Declaração de Apoio à Preservação do Patrimônio Documental na Região Árabe e na implementação pelos Estados-Membros da Recomendação da UNESCO de 2015 sobre a Preservação e o Acesso ao Patrimônio Documental, Inclusive em Formato Digital .
Uma nova era para o patrimônio documental na Região Árabe
O lançamento do MOWCAR demonstra o crescente comprometimento da região em garantir que suas ricas narrativas históricas sejam preservadas, reconhecidas e valorizadas. Visando promover colaboração, conscientização e mobilização de recursos, esta iniciativa estabelece as bases para impacto de longo prazo nos níveis nacional, regional e internacional.
À medida que a região adota uma maior colaboração por meio do MOWCAR, o Programa Memória do Mundo da UNESCO deverá se beneficiar desse engajamento renovado dos Estados-membros para preservar coletivamente o patrimônio documental que atesta o passado, a fim de moldar o futuro.
Fonte: UNESCO / Foto: UNESCO