Estudo é baseado na opinião dos moradores em três indicadores de bem-estar
A Finlândia foi eleita o país mais feliz do mundo pela sétima vez consecutiva no World Happiness Report. O levantamento, divulgado nesta quarta-feira (20), é baseado em três indicadores de bem-estar – avaliações de vida, emoções positivas e emoções negativas –, que são descritos pelos próprios moradores das 140 nações pesquisadas.
Ao lado da Finlândia estão a Dinamarca (2º) e a Islândia (3º). O Brasil, por sua vez, subiu cinco posições e alcançou a 44ª colocação. Entre os países da América do Sul, os brasileiros perdem apenas para o Uruguai (26º) e o Chile (38º).
Sérvia (37º lugar) e Bulgária (81º) tiveram os maiores aumentos nas pontuações médias de avaliação de vida desde que foram medidos pela primeira vez pelo ranking em 2013, subindo, respectivamente, 69 e 63 colocações. Os Estados Unidos, por outro lado, saiu do top 20 pela primeira vez, ficando em 23º. Já o Afeganistão ficou em último lugar.
“Encontramos alguns resultados bastante impressionantes. Há uma grande variedade entre os países na felicidade relativa das populações mais jovens, mais velhas e intermediárias. Por isso, os rankings globais de felicidade são bem diferentes para jovens e idosos, em uma medida que mudou muito nos últimos doze anos”, disse John F. Helliwell, editor do ranking.
Ele citou, por exemplo, que na Europa Ocidental e na América do Norte, a satisfação média com a vida dos jovens adultos continua caindo. Já em outras regiões, sobretudo no Leste e Sudeste Asiático e na Europa Central e Oriental, há uma tendência de alta. Em relação aos idosos, as avaliações são melhores nos Estados Unidos e Canadá.
Veja as 20 primeiras colocações:
- Finlândia
- Dinamarca
- Islândia
- Suécia
- Israel
- Países Baixos
- Noruega
- Luxemburgo
- Suíça
- Austrália
- Nova Zelândia
- Costa Rica
- Kuwait
- Austria
- Canadá
- Bélgica
- Irlânda
- República Tcheca
- Lituânia
- Reino Unido
📲 Clique aqui e participe do Canal do Ipirá City no WhatsApp
Fonte: SBT News