A Secretaria das Mulheres do Estado da Bahia (SPM) realizará, nesta sexta-feira (08/08/2025), a 5ª Conferência Territorial de Políticas para as Mulheres (5ª CTPM). O encontro terá início às 8h, no Centro de Treinamento de Líderes (CTL), em Riacho de Santana. A atividade reunirá representantes do poder público, movimentos feministas, organizações sociais e a sociedade civil para promover diálogo, escuta e participação coletiva.

O objetivo da conferência é avaliar as políticas existentes, propor novas ações e definir prioridades para o fortalecimento da democracia e da igualdade, com garantia de voz e representatividade das mulheres nos Territórios de Identidade Bacia do Paramirim, Velho Chico e Bacia do Rio Corrente.
Neusa Cadore, secretária das Mulheres do Estado, estará presente e destacou a importância do evento para a Bahia e o Brasil. Segundo ela, as conferências territoriais consolidam a agenda de políticas públicas para as mulheres, demonstrando o compromisso dos poderes públicos e da sociedade. Cadore ressaltou a diversidade das mulheres como foco principal da luta por direitos e igualdade.
Com o tema “Mais democracia, mais igualdade e mais conquista para todas”, a 5ª CTPM integra o processo preparatório para a 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres (5ª CEPM), que ocorrerá de 27 a 29 de agosto de 2025, em Salvador. Também antecede a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), prevista para setembro no Distrito Federal. Nesta mesma semana, de 6 a 8 de agosto, outras conferências territoriais acontecem em Barreiras, Seabra, Eunápolis e Teixeira de Freitas.
As discussões da conferência serão organizadas em seis eixos temáticos: participação política paritária e fortalecimento da democracia; enfrentamento às violências de gênero; autonomia econômica e mundo do trabalho; saúde integral, direitos sexuais e reprodutivos; educação não-sexista e cultura igualitária; e direito ao território e sustentabilidade. A SPM promove o evento em parceria com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher e a Coordenação dos Territórios de Identidade da Bahia.
Durante a 5ª CTPM, serão eleitas delegadas para representar os territórios na 5ª Conferência Estadual. Entre as expectativas do encontro estão a criação e fortalecimento de Conselhos e Organismos de Políticas para as Mulheres nos municípios, além da elaboração do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres.
Informações adicionais sobre as conferências podem ser obtidas no site www.ba.gov.br/mulheres e pelas redes sociais da Secretaria das Mulheres do Estado, @spmba.
Fonte: Jornal Grrande Bahia / Foto: Paulo Marcos