Romaria de Bom Jesus da Lapa é reconhecida como patrimônio cultural nacional

cidades

A Romaria de Bom Jesus da Lapa, uma das maiores peregrinações do país, foi oficialmente reconhecida como manifestação cultural nacional pelo governo federal. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União na segunda-feira (08/09/2025), com assinatura do presidente Lula e dos ministros da Cultura, Margareth Menezes, e do Turismo, Celso Sabino. A cidade é considerada a capital baiana da fé e atrai milhares de fiéis todos os anos.

A lei estabelece que a União poderá fomentar políticas públicas para a segurança dos romeiros, apoiar celebrações religiosas, promover a integração dos participantes durante o trajeto e oferecer suporte em todas as ações relacionadas ao evento. Além disso, o registro da romaria será realizado no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como bem cultural imaterial, consolidando sua proteção e preservação.

A Romaria acontece tradicionalmente de 28 de julho a 06 de agosto e, neste ano, comemorou 334 anos da chegada da imagem do Bom Jesus à Bahia. Durante o evento, os romeiros utilizam chapéus de palha cobertos com pano branco e fita verde, em sinal de devoção, e percorrem trajetos que atraem moradores, turistas de outros estados e até estrangeiros.

Segundo o Santuário do Bom Jesus da Lapa, a estimativa de público varia entre 600 mil e 1 milhão de pessoas, reafirmando a importância religiosa, cultural e turística da romaria para o estado. O reconhecimento nacional deve impulsionar o turismo religioso e fortalecer a identidade cultural da região.

Fonte: Siga a Notícia / A Romaria acontece tradicionalmente de 28 de julho a 06 de agosto. Foto: Reprodução


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *