Senhor Roque, filho de Passinho (Senhor Manoel José de Carvalho e Severina Pereira Sodré, os fundadores do povoado João Velho).
Aos 06 anos foi levado pelos tios maternos Xandu e Chiquinha e criado por eles até os 14 anos. Morando em uma fazenda chamada Pé do Morro, perto de uma cidade chamada Paraíso à época.
Com uma infância simples e difícil, desde cedo aprendeu a trabalhar e ter responsabilidade de um adulto, trabalhando na roça. Recordava com carinho da prima Maria, filha de Xandu, que faleceu bem jovem, e também sua tia materna Guardina que era ex dona de um cabaré, no Sul da Bahia, mas na velhice tornou-se uma costureira de mão cheia, as duas adoravam paparicar o pequeno Roque.
Desde cedo o Senhor Roque, aprendeu a lidar com os animais como gados, galinhas e ovelhas.
Aos 14 anos voltou para a casa do seu pai, onde pôde conviver algum tempo com seus familiares.
Aos 22 anos, em junho de 1956, assim como muitos sertanejos, partiu para São Paulo em busca de uma vida melhor. Na capital, ele passou por diversas privações que uma pessoa pode passar na vida, os primeiros anos foram bem difíceis, mas com toda fé que tinha em Jesus Cristo, com garra e coragem conseguiu conquistar o tudo e vencer na vida.
Casou se com sua prima Vitalina e com ela tive 5 filhos, com toda a experiência de vida que passou, contava suas histórias com muita alegria. Senhor Roque, que nos ensinou que a pessoa quando tem o coração bom e age com força, fé, humildade e determinação consegue conquistar tudo e realizar os desejos mais profundo do coração.
Roque Sodre de Carvalho, ele que se estivesse aqui hoje estaria completando 90 anos.