O governador Rui Costa (PT) afirmou, em entrevista ao Balanço Geral nesta sexta-feira (9), que o toque de recolher poderá ser revogado se, nas próximas duas semanas, os índices de contaminação e internamentos por Covid-19 continuarem em queda.
A medida foi prorrogada até o dia 23 de julho, com novo horário: passa a valer de 0h até as 5h em todo o estado. A partir de hoje, além do toque de recolher, o governo autorizou a realização de eventos e atividades com público até 100 pessoas.
Rui Costa defende que a retomada das atividades seja feita de forma progressiva para que não haja o “efeito-sanfona” e medidas restritivas tenham que ser adotadas novamente. “Precisamos ter cautela e prudência e ir subindo gradativamente. Sobre os eventos-teste, tenho conversado com o prefeito Bruno Reis e acho que ainda não é o momento adequado. Mais na frente, eles podem ser usados até como experiências científicas, mas agora é preciso mais cautela”, avisou o governador.
O petista também disse que ainda é prematuro falar qualquer coisa sobre o Carnaval, como se poderá ser realizado indoor, em ambiente controlado. Ele citou os exemplos de Israel e Japão, que após flexibilizarem precisaram retroceder e estão enfrentando novas infecções.
“[A Covid-19] É uma doença traiçoeira e vai gerando outras variantes, driblando a Medicina. Só o que podemos agora é especular ao invés de afirmar”, acrescentou.
Fonte: Bnews