Por Mauricio Leiro / Victor Hernandes
A Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb) divulgou no último sábado (14), o aviso de licitação para contratação de empresa responsável para execução das obras do Centro de Inovação em Microbiologia e Biotecnologia Microbiana (CIBIMM), na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), na cidade de Ilhéus. O certame se refere à contratação de projetos executivos de engenharia, para a construção da unidade.
A obra será realizada dentro do campus onde funciona a instituição de ensino e servirá como um centro de pesquisa para alunos e professores do curso de graduação, mestrado e doutorado em Biologia.
Segundo informações obtidas pela reportagem do Bahia Notícias, o projeto de construção do Centro de Inovação em Biologia e Biotecnologia Microbiana (CIBBIM) contará com um espaço de 1275m².
O centro produzirá atividades de pesquisa e formação de recursos humanos nas suas duas principais linhas de pesquisa. O CIBBIM vai abrigar ainda 11 laboratórios e subsidiará trabalhos de investigação científica de professores, pesquisadores e estudantes.
Em nota enviada ao Bahia Notícias, a Uesc informou que a construção do centro seguirá as normas de Biossegurança da Anvisa e do CTNBio.
“A construção do Cibimm atenderá às normas de Biossegurança da Anvisa e do CTNBio, considerando que a área de atuação dos pesquisadores do PPGGBM envolve trabalho em contenção com organismos desconhecidos, patogênicos de Risco 2 ao ser humano e organismos geneticamente modificados também de Risco 2. A área de atuação dos pesquisadores do PPGGBM vai relacionar o trabalho em contenção com organismos desconhecidos, patogênicos de Risco 2 ao ser humano e organismos geneticamente modificados também de Risco 2”, diz o documento.
A nota explica ainda que os laboratórios do centro vão atender “área médica, envolvendo cultura de células de mamíferos, Imunologia, Biologia Estrutural e Microbiologia Médica, Micologia e Epidemiologia Genética de Micro-organismos”.
“Os laboratórios estão subdivididos em cinco na área médica, envolvendo Cultura de células de mamíferos, Imunologia, Biologia Estrutural e Microbiologia Médica, Micologia e Epidemiologia Genética de Micro-organismos. Os outros seis estão envolvidos em áreas da biotecnologia: Ecologia Microbiana, Bioprocessos e Microbiologia do Solo (três); Microbiana, Alimentos e Fermentação (dois) e um, envolvido com a Avaliação da Biosseguridade de produtos com potencial biotecnológico para utilização em seres humanos”, esclarece a nota.
SETORES BENEFICIADOS
A universidade comunicou ao BN que as áreas beneficiadas com a construção do Cibbim são a “biotecnologia, através da implementação de atividades voltadas para a inovação e realização de produtos e processos; a saúde, através da busca de soluções para problemas sociorregionais, atendendo a necessidade de inserção da Uesc na região; e a toxicologia, através da análise em procariotos e eucariotos dos bioprodutos gerados para uso em seres humanos, ainda não existente na Bahia”.
De acordo com a instituição, a construção do centro vai possibilitar a atuação de pesquisadores de diferentes áreas em um mesmo local. O centro vai permitir ainda a economia de recursos de pesquisa, já que os equipamentos e materiais serão de uso comum na área de biotecnologia, saúde e microbiologia, além de facilitar a colaboração entre os pesquisadores.
A abertura para avaliar as propostas de licitação da obra vai ocorrer no dia 17 de novembro. As empresas interessadas em participar do processo licitatório podem entrar em contato através do e-mail: [email protected], telefone: (71) 3115-3130 ou presencialmente, de segunda-feira à sexta-feira, das 08h30min às 12:00h – 13:30 às 17h30min no salão de licitação SAEB/CCL, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
A sessão presencial do edital vai ocorrer por videoconferência.
Fonte: Bahia Notícias