Salvador recebe exposição em homenagem ao fotógrafo baiano Voltaire Fraga

cultura

As imagens do cotidiano da Salvador do século passado, bem como os elementos culturais que formaram a Bahia, as paisagens urbanas e naturais, as festas populares e os seus personagens, são o tema central da exposição “Voltaire Fraga – Uma Bahia em Movimento”, que celebra a vida e obra do fotógrafo baiano Voltaire Fraga. A mostra será inaugurada no próximo dia 13 de dezembro, a partir das 17h30, na Alban Galeria, em Salvador. 

Sob a curadoria de Marcelo Campos, curador-chefe do Museu de Arte do Rio, a exposição reunirá 30 quadros, que estarão divididos nas temáticas ‘Cidade‘, ‘Trabalho‘, ‘Festa‘ e ‘Personagens‘. 

No dia 13, o público poderá conferir ainda um bate-papo entre Marcelo e o historiador Francisco Sena que abordará os detalhes da realização do projeto e do trabalho do artista. A mediação é de André Portugal, sócio-diretor da P55 Edição.

JxzNOSj.md.jpg

Enquanto fotógrafo a serviço do estado, Voltaire Fraga documentou mudanças no ambiente artístico de Salvador. Ao longo da sua trajetória, ele fez contribuições em jornais e revistas de circulação nacional, como “O Cruzeiro”, “Correio da Manhã”, “A Noite” e “Diário de Pernambuco”. Além disso, também realizou trabalhos para instituições como o Museu de Arte da Bahia, antigo Museu do Estado da Bahia; o fundo documental do Escritório do Plano de Urbanismo da Cidade do Salvador, que se encontra no Arquivo Histórico Municipal de Salvador; o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia; e a Biblioteca Noronha Santos, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, no Rio de Janeiro.

* Por Luana Veiga.

Fonte: Alô alô Bahia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *