Salvador terá escultura de Maria Felipa no Comércio

Bahia

A empresa já foi contratada e o valor total pago será de R$ 160 mil

A Prefeitura de Salvador contratou, no último dia 5 de julho, uma empresa para confeccionar uma escultura em homenagem a Maria Filipa de Oliveira, heroína conhecida por ter auxiliado na Independência do Brasil na Bahia.

A obra será implantada na Praça Visconde de Cairu, no Comércio, com confecção da artista Nadia Taquary, da empresa Thais Medrado Darze Ltda, de acordo com publicação no Diário Oficial do Município na quinta-feira (6).

O prazo de execução da obra é de 60 dias e o contrato tem prazo de vigência de até 90 dias. O valor total pago será de R$ 160 mil, e o contrato foi assinado por Fernando Guerreiro, presidente da Fundação Gregório de Mattos.

Maria Felipa

A existência da heroína, no entanto, ainda é alvo de debates. O historiador Jaime Nascimento afirmou, em entrevista à Rádio Metropole, que não acredita na existência da heroína Maria Felipa. Segundo ele, não há menção à personagem nos documentos que explicam sobre a Independência do Brasil na Bahia.

Já o historiador Matheus Buente defendeu, também durante entrevista à Rádio Metropole, que a tentativa de apagar a memória de Maria Felipa é reflexo de uma leitura racista sobre a história. O historiador explicou que diversos fatores impossibilitaram a validação dessa personagem na história. Além de Maria Felipa ser líder de quilombo, o que já era proibido, os dois lados da batalha não tinham a figura dela como um ponto referencial. 

Fonte: Metro1