Por Portal Ipirá City – Domingo,20 de abril de 2025
Do camisão à Ipirá
São 170 anos de emancipação política de muita luta, muita dor , muitas alegrias , mas sempre na esperança e na perpectiva de vê-lo progredir. O seus verdadeiros filhos sempre te protegem com muito amor, carinho e repseito ó terra querida que tem uma riqueza inestimável e um território inigualável e extenso.
Ipirá que faz fronteiras com mais 10 municípios, fazendo parte da Bacia do Jacuípe com mais 16 municípios, sendo o maior da Bacia e que está entre as 70 maiores economias da Bahia, tem sempre um grande desafio que é o crescimento em todos os sentidos, esse sempre é desejo principal dos ipiraenses que ao longo do tempo sonha em chegar a um patamar de qualidade que a sociedade tem direito, afinal Ipirá é reconhecida como um povo ordeiro e hospitaleiro
Do povoamento
Desde o povoamento, quando oficialmente o primeiro dono dos terrenos do Camisão, o Sr. Valério Pereira de Azevedo no século XVIII, quando recebeu estas terras do Rei de Portugal, mais tarde vendendo para Manoel Rodrigues Casado. Essas mesmas terras da “serra do Camisão” que foi cada vez mais procuradas e sendo povoadas surgindo assim inúmeros estabelecimentos que se dedicavam a criação de gado.
Ipirá dos grandes nomes (Cultura)
A terra de Eugênio Gomes, José Sain’t Clair, Dilemar, Agildo Barreto entre outros escritores e fazedores de cultura como Matinhos, Zé da hora, Jocafi, que a mémoria não me permite lembrar de todos nesse momento, sempre contribuiram com a nossa cultura, a nossa história, confirmando o potencial que Ipirá apresenta dentro dos seus 170 anos de emancipação política , sabendo assim que Ipirá tem mais uns anos antes de se emancipar.
Música
Na música temos inúmeros representantes como Raimundo Sodré, Verlando Gomes, Paraiba do Acordeon, nao podemos esquecer de Isaque Reis, Igor, e varios artistas que levam o nome de Ipirá mundo a fora.
Educação
Na educação quem nao se lembra das professoras Hildinha, Auriete, Elidete, Zefa, Ione, Corina, Mariney, Geny, Neuza, Haidê, Zezé, e várias outras professoras, Juarez da cantina naõ foi professor mas fez parte da educação, Charles foi um cartão postal do Polivalente, uma pessoas que dispensa comentários, Bianor ( irmão de Nego Nem da rua da quadra), Zilma, todos esses nomes representa cada categoria. Entre os homens professores tem, Mané Véi, Bú, Adenor, Reinaldo, e todos os trabalhadores da educação
Em todas as áreas sempre terá os seus representantes que somaram , fizeram e gostam do município se doando para que o município cresca
Esporte
O futebol sempre foi o carro chefe do esporte no país e Ipirá nao seria diferente, mas tivemos tambem nomes que nos representaram mundo a fora como o de Carlinhos goleiro, Suzart Planzo, Cal de Lúcia, Zé Carlos( Zé do Gol), Marcus Vinicius, Thiaguinho, Tarzan de Aníbal, Alarcon ( Becao), Ney irmao de Juca Bala, Freitas irmao de Mug, entre os jogadores que atuaram dentro de Ipirá mas que foi destaques tambem na regiao temos Juca Bala, Cacau , Pisquita, Grilo, Luciano do Internacional, Tirerê, Joao Merrê, Lando, Sinfronio, Edo, Tal, Lorenço, Gum, Pato de Luiz Cazumba, são inúmeros nomes e que esses aqui citados representam todos os outros nomes que tambem fazem parte dessa história. Tivemos tambem o baleado, natação, volei,basquete que faz parte do mundo do esporte ipiraense.
Política
Na política temos muitos representantes. Desde 1820 quando uma comissão que foi chefiada por Joaquim Apolinário Ribeiro Soares dirigiu-se até a cidade de Salvador para pleitear ao governador a elevação de Povoado do Camisão para Vila para se desmembrar de Feira de Santana que os ipiraenses lutam pelo município, porém não teve exito em 1820 e que até os dias atuais jamais ninguém soube o porque nao foi deferido o pedido.
Outra comissão lutou novamente em 1846 para que assim fosse concedido essa libertação do município de Feira de Santana que era quem administrava o Povoado do Camisão que já tinha uma população bastante substancial para tal feito. Nessa comissão participaram nomes como José Tomas de Melo, Inocêncio José de Souza Santos, Manoel Ribeiro Soares e outros, mas sem êxito novamente.
Mas foi no dia 20 de abril de 1855 que o governador da província baixou o Decreto 520 elevando de Povoado para Vila do Camisão e Ipirá começava a trilhar o seu caminho até os dias atuais , logicamente passando por diversas etapas.
A história tem várias nuances e numerosos atores. Essa época entra o cenário da Guerra do Paraguai onde tropas do município foram enviadas como volutários para participar da guerra. Dentre esse voluntários destaca-se o nome de Emídio Aquino entre outros.Todo esse período era considerado o Pré-República.
No período Republica foi que iniciou em 1889 e foi até 1930 e divide-se entre República Velha e República Nova ainda nao se falava em prefeito como os dias atuais e sim intendentes.
Dentre os intendentes de Ipirá a história nos aponta os nomes de : David Ferreira Lima , Antonio Mendes Leão, Aprijo da Silva Dultra, Antonio Mendes Leão(segunda gestão), Dr. César Borges Cabral, João Jonathas dos Reis, Afonso Davi Ferreira Lima, Joaquim Elias Madureira, Padre Aristides Pereira de Couto Ferraz e José Cupertino Mota.
Depois da Revolução de 1930 o municipio foi governado como o atual cargo de prefeito e vice prefeito e os nomes que representaram foram: Eduardo Ribeiro Reis, Dr. César Ribeiro Soares, Joaquim Carneiro de Souza, José Luiz dos Santos, Joaquim Marques Leão,José Leão dos Santos (3 vezes), Edson Pires de Cerqueira, Elofilo Marques, Delorme Martins da Silva, Jurandy Cunha Oliveira (2 vezes),Cícero Roberto Cardoso Cintra e Arivaldo Francisco Santos ( Vavazinho), Amenar Costa Santos, Antonio Colonezzi, Luis Carlos Santos Martins ( 2 vezes), Antonio Diomario ( 2 Vezes), Anibal Aragão, Jota Oliveira, Ana Verena, Ademildo Almeida, Marcelo Brandão, Edvonilso Santos ( Dudy) e o Atual prefeito Thiago do Vale. O prefessor Arnaldo, Lima Barreto, Dr. Etevaldo Cunha Oliveira e Rafaels Azevedo Silva também assumiu a prefeitura de Ipirá por ser presidente da câmara de vereadores
A câmara de vereadores também teve e tem os seu representantes que contribuíram para a nossa história, são muitos nomes que deram a sua contribuição e que fazem parte desses 170 anos de emancipação política.
E o Portal Ipirá City tem esse grande prazer de comparetilhar um pouco dos nomes que fizeram parte da nossa história, com a esperança de visualizar um município enriquecido de alegria, felicidades, transformando a nossa sociedade em um povo satisfeitos e realizados no emprego e renda, na saúde, educação, cultura, infraestrutura, qualidade de vida onde cada um dos ipiraenses tenha o prazer de querer cada vez mais criar os seu filhos em uma cidade feliz . FELIZ ANIVERSÁRIO IPIRÁ PELOS SEUS 170 ANOS .
Texto : Portal Ipriá City
Informações do Livro Cronologia de Ipirá de José Sain’t Clair( In Memorian) e Sefora Oliveira. Em alguns trechos do texto.