A cidade de Sapporo, junto do Comitê Olímpico Japonês, decidiu dar uma pausa na campanha para sediar os Jogos Olímpicos de Inverno de 2030. Segundo a agência de notícias japonesa Kyodo divulgou nesta terça (20), a decisão tem relação com casos de corrupção na organização de Tóquio-2020 e a dificuldade citada pelo prefeito da cidade candidata em realizar a campanha nessas condições.
Na última semana, alguns membros da organização dos últimos Jogos Olímpicos foram presos por fraude em licitações. A campanha não tema data para voltar.
Os Jogos de 2030 estão sofrendo com dificuldades mesmo ainda sem sede definida. Apenas duas cidades se mantém no pleito: Sapporo e Salt Lake City (EUA) e a decisão de quem receberá a foi adiada pelo COI (Comitê Olímpico Internacional), por preocupação com as mudanças climáticas.
Em agosto, Takahashi Haruyuki, ex-membro do conselho dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, foi preso sob suspeita de receber propinas de patrocinadores, e em novembro, a polícia japonesa entrou em escritórios de diversas agências de publicidade, em ação que fazia parte das investigações sobre a ultima edição dos Jogos de Verão.
Fonte: Surto Olímpico