O Ministério da Saúde informou, nesta 2ª feira (11.jul), que, até o momento, 218 casos de varíola dos macacos foram confirmados no Brasil. A doença, que inclui febre e erupções cutâneas, é endêmica em algumas regiões da África, mas vem registrando uma explosão de casos simultâneos no mundo.
A maioria dos casos no Brasil foi notificada no estado de São Paulo, que acumula 158 infecções. Em seguida, estão o Rio de Janeiro (33), Minas Gerais (14), Paraná (3), Rio Grande do Sul (3), Ceará (2), Rio Grande do Norte (2), Goiás (2) e Distrito Federal (1). Segundo o ministério, todas as infecções estão sendo monitoradas.
Na última semana, o Instituto Butantan criou um comitê para analisar a produção de uma vacina contra a varíola dos macacos. O grupo é formado por nove especialistas e deverá apresentar estudos e propostas para a fabricação do imunizante contra a varíola, previamente desenvolvido na década de 70.
Ao mesmo tempo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que está trabalhando com nações e fabricantes de vacinas para coordenar o compartilhamento dos imunizantes, que atualmente são escassos e estão sendo destinados apenas ao público com maior risco, como idosos e imunossuprimidos.
Fonte: SBT News