Município já possui 691 mil imóveis georreferenciados
A Secretaria Municipal da Fazenda promove, nesta terça-feira (12), o 1º Workshop GeoAnalytics de Dados Fiscais e Tributários. O encontro contribui para o aprimoramento de informações contidas nas bases cadastrais georreferenciadas da secretaria, possibilitando a criação de ações mais efetivas voltadas para a arrecadação, redução e fiscalização de créditos, além de permitir a economia de recursos e transformar o processo de cobranças de impostos mais automatizados e inteligentes.
O evento também tem como intuito apresentar resultados e indicar caminhos para aprimorar a utilização de ferramentas modernas e inovadoras que potencializam a gestão na tomada de decisões mais acuradas e precisas.
O workshop mostrou aos profissionais outras análises georreferenciais usadas para determinar os valores socioeconômicos dos contribuintes de Salvador e de georreferenciamento de áreas públicas municipais. Atualmente, já foram georreferenciadas 691.100 imóveis. Esse número representa 92% dos 750.938 cadastros imobiliários ativos na base de dados da secretaria.
Segundo a secretária Giovanna Victer, o principal motivo desse evento interno é fazer com que políticas públicas sejam planejadas e realizadas a partir de insights possibilitados por soluções de georreferenciamento e inteligência artificial. “Nosso planejamento estratégico busca aliar o conhecimento de gestão pública com as informações trazidas através de estudos analíticos e geográficos. Nosso objetivo é fortalecer a gestão a partir da visão espacial da cidade com ferramentas mais modernas e inovadoras”.
Foram temas do Workshop: “Uso Interno de Dados Georreferenciados”, “Dados Cartográficos Qualificados para a Gestão Tributária da Cidade de Salvador, “Salvador Dados: Geotecnologias no gerenciamento de informações espaciais”, “Georreferenciamento de área públicas municipais”, entre outros.
Fonte: Bahia.ba