Segunda balsa de sondagem da ponte Salvador-Itaparica entrou em operação

cidades

Segunda balsa de grande porte chega à Baía de Todos-os-Santos para intensificar as sondagens do Sistema Rodoviário da Ponte Salvador-Itaparica. Com dimensões equivalentes à primeira balsa, a nova embarcação possui 75 metros de comprimento e uma área de convés de aproximadamente dois mil metros quadrados. Esta iniciativa visa acelerar os trabalhos de sondagem para a construção da ponte.

As duas balsas estão equipadas com perfuratriz de alta tecnologia, que possui um sistema de compensação de ondas, permitindo a realização de trabalhos no mar mesmo em condições climáticas adversas. Durante a operação, uma das balsas ficará posicionada mais próxima de Salvador, enquanto a outra estará nas proximidades de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, otimizando a coleta de dados necessários para a obra.

As sondagens em águas rasas estão sendo realizadas com o uso de uma plataforma estilo Jackup, com profundidade de até 10 metros. Esta força-tarefa está coletando amostras do fundo do mar em 102 pontos da baía, locais onde serão erguidos os pilares da nova ponte. As operações de sondagem foram iniciadas em janeiro deste ano, em Vera Cruz, com a contratação de 17 empresas baianas, resultando em 300 empregos diretos e indiretos.

O projeto da Ponte Salvador-Itaparica representa um investimento de R$ 160 milhões e será um novo vetor de distribuição de renda, com a previsão de gerar sete mil empregos e beneficiar 10 milhões de baianos em aproximadamente 250 municípios. Este empreendimento é visto como uma oportunidade para impulsionar a economia da Bahia, atraindo novos negócios em diversos setores.

Além da construção da ponte, que terá 12,4 km sobre o mar, estão previstos novos acessos viários em Salvador e Vera Cruz. Em Salvador, será construída uma nova estrutura de 4 quilômetros, que inclui viadutos e túneis. Em Vera Cruz, o fluxo de veículos será direcionado para uma nova via expressa de 22 km, além da duplicação de um trecho de 8 km da BA-001.

Fonte: Agência Sertão / Foto: Marcelo Maia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *