Seleção Brasileira de judô paralímpico estreia no Grand Prix de Portugal na segunda-feira

esportes

A Seleção Brasileira de judô paralímpico estreia nesta segunda-feira, 30, no Grand Prix de Almada, em Portugal. Essa é a primeira das quatro etapas do circuito internacional programadas para 2023.

A competição ocorre em dois dias e terá transmissão ao vivo pelo canal da Federação Internacional no Youtube. O Brasil contará com 16 atletas no tatame, dentre eles a campeã paralímpica Alana Maldonado.

“Nesta retomada, sempre precisamos ter um pouco mais de cuidado, porque como estamos vindo de um período de férias e de festas, acabamos relaxando um pouco na alimentação. Mas já no começo deste ano, voltei para a dieta”, disse Alana.

O Grand Prix contará pontos para o ranking mundial – lista que vai nortear a distribuição da maioria das vagas da modalidade para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Dos 16 brasileiros inscritos, oito lideram o ranking em suas respectivas categorias.

As outras três etapas do circuito da IBSA serão disputadas em Alexandria, no Egito, em março, Baku, no Azerbaijão, em setembro, e Tóquio, no Japão, em dezembro. Além delas, a Seleção Brasileira de judô vai disputar este ano os Jogos Mundiais da IBSA, em Birmingham (ING), em agosto, e os Jogos Parapan-Americanos, em Santiago (CHI), em novembro.

A Seleção começa esta temporada embalada pela campanha histórica do ano passado, quando conquistou o Pan do Canadá, em dezembro, ficou em quarto lugar no Mundial de Baku, em outubro, e foi campeã das três etapas do Grand Prix da IBSA: em São Paulo (Brasil), Nur-Sultan (Cazaquistão) e Antalya (Turquia).

O judô é uma das modalidades que mais rendeu medalhas ao país na história dos Jogos Paralímpicos: foram 25 ao todo, sendo cinco ouros, nove pratas e 11 bronzes.

Os judocas do Brasil que estarão em Portugal são esses: 

Feminino: Rosi Andrade, Lúcia Araújo, Brenda Freitas, Alana Maldonado, Erika Zoaga, Rebeca Silva e Meg Emmerich, 

Masculino: Elielton Oliveira, Roberto Paixão, Thiego Marques e Halley Arruda. Brenda Freitas, Arthur Silva, Antônio Tenório, Marcelo Casanova, Wilians Araújo e Sergio Fernandes.

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para [email protected] e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Fonte: Surto Olímpico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *