Sem conseguir renovar seu mandato na eleição de 2022, a deputada estadual Mirela Macedo (União) começa a traçar os próximos passos na política. Sinalizando que pretende continuar na vida pública, a parlamentar indicou que pode voltar a disputar a prefeitura de Lauro de Freitas em 2024. No pleito do ano passado, Mirela recebeu pouco mais de 41 mil votos e ficou apenas na quarta suplência do União Brasil na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).
Ao Bahia Notícias, Mirela disse que após o processo eleitoral do ano passado tem usado seu tempo para “cuidar da vida pessoal” e descansar. Sobre as articulações para uma futura candidatura no município da Região Metropolitana de Salvador, a deputada acredita na máxima que existe na Bahia: o ano “começa” após a realização do Carnaval.
“Por enquanto estou aguardando. Deixar passar o Carnaval que é quando as coisas começam a se movimentar em todos os sentidos, inclusive na política. Estou olhando um pouco minha vida pessoal e aproveitando para descansar. Depois do Carnaval começo a ver como as coisas vão caminhar. Tem Lauro de Freitas, que é minha base política e a gente vai ver como vai ser feita a construção e tem que ser uma construção de grupo”, sinalizou nesta quinta-feira (26).
Filiada ao União Brasil desde março de 2022, quando deixou o PSD e declarou apoio à candidatura de ACM Neto ao governo da Bahia, Mirela vê o grupo do ex-prefeito forte em Lauro de Freitas.
“Acho que [ACM] Neto teve um excelente resultado no município, quase 60% dos votos foram para ACM Neto e isso foi um trabalho de um grupo que caminha com ele, milita com ele. Então acho que esse grupo vai sentar, amadurecer, construir e é uma possibilidade [ser candidata à prefeitura]”, disse.
Para o processo de viabilizar seu nome dentro do partido e da base de ACM Neto em eventual candidatura em Lauro de Freitas, ela acredita que o deputado federal Cacá Leão e o ex-vice govenador João Leão são peças importantes nesse movimento. “Leão já teve um grupo político muito forte lá encabeçando a prefeitura de Lauro de Freitas, hoje ainda permanece, são vários vereadores no partido deles, o PP, então acho que são peças fundamentais nesse processo e construção”, finalizou.
TRAJETÓRIA
Antes de garantir uma cadeira na Assembleia Legislativa em 2018, Mirela foi vereadora em Lauro de Freitas e chegou a ser eleita vice-prefeita da cidade em 2016. Na última eleição municipal, em 2020, ela concorreu ao Executivo mas não obteve sucesso: foi derrotada por Moema Gramacho (PT), atual prefeita, e pelo ex-marido, o empresário Teobaldo, que disputou pelo então Democratas.