O candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, escolheu nesta terça-feira, 11, a senadora Kamala Harris, da Califórnia, como vice para a eleição de 3 de novembro. Ele fez o anúncio em sua conta na rede social Twitter.
Kamala Harris tem 55 anos e será a primeira mulher negra em uma importante chapa presidencial na história dos Estados Unidos. Biden, que foi vice-presidente nos dois mandatos do ex-presidente Barack Obama, havia dito que escolheria uma mulher como companheira de chapa, e entre as cotadas estava a senadora Kamala Harris.
“Eu tenho a grande honra de anunciar que escolhi Kamala Harris — uma lutadora destemida pelos pequenos e uma das melhores servidores públicas do país — como minha parceira de chapa”, escreveu.
Kamala também usou o Twitter para agradecer Biden pela indicação e disse que o parceiro de chapa “pode unificar o povo americano”. “E, como presidente, ele vai construir um país que vai ser bom para nossos ideais”, completou.
“Estou honrada em acompanhá-lo como nosso indicado do partido como vice-presidente, e fazer o que for possível para torná-lo nosso comandante chefe”, tuitou.
Senadora pelo estado da Califórnia desde 2017, Harris chegou a se apresentar como pré-candidata à Casa Branca e liderou algumas das pesquisas internas do Partido Democrata. No entanto, foi perdendo apoio até deixar de vez a corrida presidencial.
Harris nasceu de pais imigrantes: um pai jamaicano e uma mãe indiana, que, inclusive, se notabilizou pela pesquisa na área de câncer e como ativista de direitos civis. Formada em direito e ex-procuradora do Distrito de San Francisco e do estado da Califórnia, a agora candidata a vice ganhou projeção nacional ao questionar duramente , em sabatinas no Senado, indicados por Trump para cargos de juiz da Suprema Corte e de Secretário de Justiça.
Apesar de os EUA nunca terem eleito uma mulher como vice-presidente, Kamala Harris será a terceira candidata ao cargo por um dos partidos majoritários do país. Nos últimos meses, Biden demonstrou que queria escolher uma mulher não branca como parceira de candidatura — o que levantou a possibilidade de outros nomes, como a ex-embaixadora dos EUA na ONU Susan Rice.
Em nota, o ex-presidente Obama elogiou a escolha de Harris. “Ela está mais do que preparada para o cargo. Ela passou sua carreira defendendo nossa constituição e lutando pelos que precisam de um justo tratamento”, disse, mencionando os trabalhos da democrata como procuradora.
Também pelas redes, o presidente Trump reagiu com um vídeo à indicação de Kamala Harris como candidata a vice de Joe Biden. A publicação acusa a senadora de ser a escolhida da “esquerda radical” por supostamente defender mais impostos e a abertura de fronteiras.
Além disso, o vídeo chama Harris de “falsa” por ela ter criticado Biden sobre politicas raciais no início da campanha, quando ela ainda era pré-candidata. ( A tarde)