O inverno volta a ficar mais rigoroso em Vitória da Conquista por conta de mudanças nas condições meteorológicas no Oceano Atlântico, na altura do litoral baiano.
Um sistema de alta pressão, associado a uma frente fria, está trazendo ventos alísios para o continente e a metade Sul da Bahia está sendo afetada com queda nas temperaturas.
Devido ao aumento das nuvens, a cidade deve ter uma tarde de terça-feira (30) bastante fria, com máxima abaixo de 20ºC. A mínima foi de 14,7ºC, mas a sensação térmica chegou a 4ºC por conta do vento.
Na quarta-feira (31), há previsão de rajadas de até 50 km/h, além de mínima na casa de 10ºC. Com isso, a sensação térmica poderá ficar muito próxima dos 0º₢ nas primeiras horas da manhã.
A quinta-feira (1º) também deverá ser bastante fria e o fim de semana deve ter temperaturas mais amenas, com mínimas voltando a ficar acima de 14ºC.
Com o avançar de setembro e o fim do inverno, no dia 22, a meteorologia aponta que as temperaturas devem assumir uma trajetória de elevação, acompanhando a mudança de estação. As previsões de curto e médio prazo ainda não informam para a possibilidade de chuvas expressivas, capazes de cessar a seca na região.
As previsões de longo prazo mais otimistas indicam que o período chuvoso deve começar para valer somente em novembro. Para o decorrer de setembro e outubro, as condições de momento indicam apenas chuvas esporádicas.Nublado e com garoa
As previsões apontam ainda que o sol deve aparecer muito pouco durante os próximos dias, permanecendo com predominância de céu nublado durante a maior parte do tempo.
Além disso, a garoa voltou a cair com mais constância após três dias de tempo mais seco. A precipitação acumulada no mês de agosto em algumas regiões da cidade chegou a 15 mm, a maior parte caiu na última semana.
A temporada de frio em Vitória da Conquista tem sido uma das mais rigorosas dos últimos anos, com pequenos intervalos com temperaturas mais amenas.
No dia 29 de junho foi registrada a segunda menor temperatura na cidade desde quando os registros começaram a ser feitos, em junho de 2007, pela estação meteorológica automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), instalada no Campus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).
Naquele dia, o termômetro marcou 7,3ºC, exatamente 0,1ºC a menos do que o registrado em 20 de maio deste ano, quando os termômetros da estação marcaram 7,4ºC. Considerando o vento constante, a sensação térmica chegou a 6ºC. A menor temperatura registrada pela estação automática foi em 17 de julho de 2008, quando os termômetros chegaram a 7,1ºC.
Antes disso, em 30 de junho de 2016, a estação meteorológica marcou 6,2ºC, o menor registro oficial da cidade.
Guanambi e Região
A região de Guanambi, com clima característico predominante de temperaturas mais elevadas, também terá dias mais frios nos próximos dias. As previsões apontam que a mínima pode alcançar os 14ºC na quarta-feira.
Como também deve ventar forte e constante, com rajadas de até 55 km/h, a sensação térmica pode ficar abaixo de 5ºC nas primeiras horas do dia.
Deve ocorrer aumento de nuvens na região a partir da noite desta segunda-feira, mas o sol deve aparecer entre elas ao longo do dia. As temperaturas máximas devem ficar abaixo do 30ºC.
No fim de semana, os dias devem voltar a ficar mais quentes e as mínimas volta para mais próximo dos 20ºC.
Fonte: Agência Sertão