A Semana Mundial de Aleitamento Materno, que se constitui em parte de uma história focada na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança, vem sendo lembrada pela Secretaria da Saúde do Estado, por meio da Diretoria de Gestão do Cuidado (DGC), com uma série de atividades, que serão encerradas no próximo dia 21, com a realização do o IX Seminário Estadual Agosto Dourado.

O evento ocorrerá no auditório Lúcia Alencar da Sesab, como o objetivo de informar às pessoas sobre seu papel na criação de ambientes de apoio contínuo ao aleitamento através dos Sistemas e Serviços Públicos, engajar profissionais e organizações para aprimorar a colaboração e o suporte ao aleitamento.
A Semana Mundial de Aleitamento Mtermno foi lançadao pela Aliança Mundial para Ação em Amamentação (WABA, sigla em inglês), com o objetivo de dar visibilidade à amamentação, visando informar e estimular ações relacionadas ao aleitamento humano.
Desde 2016, os temas da Semana são alinhados com os objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. No Brasil, o Ministério da Saúde coordena a SMAM, sendo responsável pela adaptação do tema para o nosso país. Esse ano, o tema adotado é “Priorizemos a amamentação: Construindo Sistemas de Apoio Sustentáveis”.
O mês de agosto foi instituído como Agosto Dourado, voltado ao fortalecimento do Aleitamento Materno no Brasil. Simbolicamente a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite humano. Durante todo o mês estão sendo realizadas campanhas para conscientizar profissionais de saúde e a população em geral sobre a importância do leite humano para a saúde das crianças.
Dessa forma, tem como objetivo alcançar a recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Ministério da Saúde, que visa aumentar as taxas de aleitamento humano exclusivo nos seis primeiros meses de vida e complementado até os dois anos ou mais.
SEMINÁRIO
O IX Seminário Estadual Agosto Dourado configura-se como ação de maior relevância para o mês. Com o tema “Priorizemos a amamentação: construindo Sistemas de Apoio Sustentáveis”, o evento destina-se servidores públicos e privados, a profissionais e estudantes das áreas da saúde, educação e ação social.
As atividades serão iniciadas às 9 horas, com apresentação do tema “Semana Mundial da Amamentação: Priorizemos a amamentação. Construindo Sistemas de Apoio Sustentáveis”. Em seguida, acontece Mesa Redonda sobre “Sistemas Públicos em Apoio ao Aleitamento”, elaboração de carta em Apoio ao Aleitamento Humano, Painel “Experiências de apoio Multidisciplinar” e Painel “Experiências de serviços em apoio ao aleitamento”.
ALIMENTO COMPLETO
A promoção do aleitamento humano é considerada como a estratégia que, isoladamente, mais previne mortes em menores de 5 anos, pois a composição do leite humano é superior a qualquer outro leite nessa fase da vida. Desse modo, é apontado como o “alimento completo”, por conter todos os nutrientes que o bebê precisa, e apontado como de mais fácil digestão. Para as crianças, os benefícios do aleitamento perpassam pelo valor nutricional, abarcando a proteção imunológica, o menor risco de contaminação do leite, a exemplo, que contribui para a redução da mortalidade e internações por diarreia e por infecção respiratória.
Entre as diversas políticas de incentivo ao aleitamento materno no Brasil, em 1991 foi lançada a Iniciativa Hospital Amigo da Criança e da Mulher (IHAC), que é um selo de qualidade conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pelo UNICEF. Para ser amigo da criança, o hospital deve também respeitar outros critérios, como o cuidado respeitoso e humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e o pós-parto, garantir livre acesso e permanência durante as 24 horas dos genitores junto ao recém-nascido internado.
Bebês que nascem em hospitais certificados têm menos chance de sofrer intervenções desnecessárias. Isso porque iniciativa consiste na mobilização e capacitação das equipes de profissionais com foco na aquisição de habilidades necessárias para práticas clínicas e de gestão efetivas para a promoção e proteção do aleitamento humano, apoiando as mudanças de rotinas e condutas relacionadas à prevenção do desmame precoce.
Na Bahia, existem 7 hospitais credenciados na iniciativa: Instituto de Perinatologia da Bahia (IPERBA), Maternidade Climério de Oliveira, Maternidade Tsylla Balbino, em Salvador; Hospital Inácia Pinto dos Santos, em Feira de Santana; Hospital Maternidade Luís Argollo, em Santo Antônio de Jesus; Hospital Manoel Novaes, em Itabuna e o Hospital Municipal Esaú Matos em Vitória da Conquista.
As atividades do Agosto Dourado são ações coordenadas pela área técnica de Saúde da Criança, em parceria com o Comitê Estadual de Aleitamento Materno, Superintendência de Atenção Integral à Saúde\Diretoria de Gestão do Cuidado e Saúde, com ações na Escola de Saúde Pública da Bahia e nas maternidades do estado.
Com Informações da Sesab\Ascom