Sesab realiza mais de 2 mil testes de ISTs no 1º fim de semana de festa no Parque de Exposições

saúde

Do total de exames, 34 foram positivos para sífilis, 5 para HIV e 2 para Hepatite C

O estande de testagem de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) montado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) no Parque de Exposições superou a marca de 2 mil testes no primeiro fim de semana do São João da Bahia.

Nos três primeiros dias da festa foram realizados 2.046 testes rápidos para a detecção de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Do total de exames, 34 foram positivos para sífilis, 5 para HIV e 2 para Hepatite C. Não foram registrados casos positivos de Hepatite B.

“A testagem é importante para contermos a propagação das ISTs e para que as pessoas possam iniciar o tratamento o mais cedo possível. Sabemos que, na maioria das vezes, ver um resultado positivo é uma notícia complicada de se receber e, por isso, temos uma equipe multiprofissional capacitada para acolher os pacientes e instruí-los sobre os passos seguintes que devem tomar”, explica a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.

Em parceria com a Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), foram distribuídos mais de 100 mil preservativos em ações do lado de fora do Parque de Exposições e também durante os shows. Essas iniciativas fazem parte das ações da pasta durante os festejos juninos, que representam um investimento de cerca de R$ 4,5 milhões.

Posto de emergência

O Parque de Exposições também conta com um posto para atender as emergências durante a festa. Ao todo, foram realizados 116 atendimentos nesses três primeiros dias de São João da Bahi, sendo 43 na quinta-feira (13), 35 na sexta-feira (14) e 38 no sábado.

A principal causa de atendimentos foi por conta de cefaleias. Oito pacientes necessitaram de transferência para unidades de saúde. Neste ano, a novidade na assistência, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, foi o atendimento de saúde mental.

Histórico

Este é o segundo ano em que a estratégia de testagem de ISTs é promovida durante os festejos de São João. Em 2023, foram realizados 14.548 testes rápidos nas sete cidades onde os estandes foram montados. Deste total, 27 foram positivos para HIV, 3 para Hepatite B, 7 para Hepatite C e para Sífilis foram 201 testes reagentes.

As pessoas que testaram positivo para Sífilis tiveram a oportunidade de iniciar o tratamento no próprio estande, uma estratégia iniciada nas ações de prevenção de ISTs no Carnaval e que, agora, está presente no São João também. Aqueles que preferiram iniciar o tratamento posteriormente, saíram do estande com encaminhamento.

No interior do estado, os postos de testagem começam a funcionar na próxima semana. Nas cidades de Amargosa, Irecê e Santo Antônio de Jesus, os testes poderão ser feitos de 19 a 24 de junho. Em Senhor do Bonfim, o estande atenderá de 19 a 23 de junho, enquanto que, em Ibicuí, será de 20 a 24 de junho e, em Cachoeira, de 21 a 25 de junho. Em Salvador, o posto montado no Parque de Exposições funcionará ainda de 21 a 24 de junho e de 28 de junho a 2 de julho.

Fonte: Bahia.ba / Foto: Marcio Rocha / GOVBA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *