Setor de flores projeta alta de 10% em vendas de produtos no Dia de Finados

economia

Com reabertura de cemitérios, comerciantes esperam volume maior de vendas do que ano passado

A expectativa de comercialização de flores para o Dia de Finados é positiva para os comerciantes. A estimativa do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor) é que as vendas subam aproximadamente 10% em comparação ao ano passado. A data representa 4% no faturamento do setor de flores.

Em 2020, houve uma regressão de 15% nas vendas e a comercialização registrada do período foi de cerca de 13 milhões de unidades. Em 2021, o segmento conseguiu voltar ao patamar de comercialização de 2019, com cerca de 15 milhões de unidades. Agora, a perspectiva é de evolução dos indicadores de venda e preço médio, podendo alcançar as 16,5 milhões de unidades vendidas.

“A data de Finados sempre foi e continua sendo uma data bastante importante para o setor de flores e plantas. Hoje, ainda, continua importante principalmente porque nos últimos dois anos, em 2020 e 2021, os cemitérios estavam fechados. Então, as pessoas não puderam homenagear os seus falecidos, então a expectativa é que, esse ano, esse movimento vá ser bastante grande. Muitas pessoas que não puderam ir nos últimos anos, vão esse ano”, destaca o diretor do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), Renato Opitz.

Os produtos clássicos associados à data são, principalmente, os crisântemos em diferentes tamanhos de pote e em vasos de barro e os kalanchoes, ou flor-da-fortuna. Além desses itens mais populares, os antúrios e lírios da paz estão na lista de flores que vem ganhando espaço na hora de homenagear algum ente querido. Astromélia e rosas também se destacam na preferência do consumidor para compor uma homenagem próxima à porta retratos.

Fonte: CNN Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *