O ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe morreu aos 67 anos após ser baleado e sofrer uma parada cardiorrespiratória. Nas primeiras horas desta sexta-feira, durante discurso na cidade de Nara, Abe foi atingido por pelo menos dois tiros. O suspeito do ataque foi preso e a arma do crime foi apreendida, de acordo com a polícia local.
Após o ataque, Shinzo Abe foi levado para um hospital na cidade de Nara, no oeste do Japão. As primeiras imagens divulgadas por agências de notícias, e que circulavam nas redes sociais, mostravam o ex-premiê ensanguentado. Segundo a NHK, apesar dos esforços médicos, ele não respirava e sequer tinha batimentos cardíacos ao dar entrada na unidade de saúde.
“Shinzo Abe foi transportado para o hospital às 12h20 [horário local]. Ele estava com uma parada cardíaca no momento da chegada. Ressuscitação foi praticada, mas, infelizmente, ele morreu às 17h03”, disse Hidetada Fukushima, do Hospital Universitário de Nara.
Abe ocupou o cargo de primeiro-ministro do Japão entre 26 de dezembro de 2012 até 16 de setembro de 2020, quando renunciou por problemas de saúde. Na época, o político alegou que o ressurgimento de uma colite ulcerosa encerraria sua passagem pelo governo japonês de forma prematura.
Fonte: Isto é