Governador de São Paulo iria encontrar ex-presidente nesta quinta-feira (22)
Por: Glauco Faria – Quarta, 21 de janeiro de 2026
governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), cancelou a visita que faria ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Batalhão da Polícia Militar, conhecido como Papudinha, nesta quinta-feira (22).
“A visita do governador Tarcísio de Freitas ao presidente Bolsonaro será adiada a pedido do governador para cumprimento de compromissos em São Paulo. Uma nova data será solicitada”, justificou a assessoria do governador.
O encontro entre os dois seria o primeiro após o ex-presidente ter indicado o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) como pré-candidato à Presidência da República. A última visita de Tarcísio a Bolsonaro foi em setembro de 2025. Outra chegou a ser agendada, em novembro, para o dia 10 de dezembro, quando o ex-presidente ainda estava em prisão domiciliar, mas foi cancelada após a decretação da prisão preventiva, em 22 de novembro, no episódio de tentativa de violação da tornozeleira eletrônica.
Os motivos da desistência de Tarcísio
Segundo o jornalista Gerson Camarotti, no G1, aliados do governador de São Paulo teriam dito que ele está “cansado de levar rasteiras” de integrantes da família Bolsonaro.
A avaliação destes interlocutores é que Tarcísio tem sido alvo recorrente de críticas e desautorizações públicas, o que acabou afetando o ânimo para o encontro.
Nesta terça-feira (20), o senador Flávio Bolsonaro afirmou que Tarcísio ouviria de seu ex-chefe que ele deve disputar a reeleição em São Paulo, tida como estratégica para os planos bolsonaristas.
“Tarcísio vai ouvir da boca de Bolsonaro que está fazendo um grande trabalho como governador de São Paulo e que sua reeleição é fundamental para a estratégia nacional de derrotar o PT. Eleições presidenciais estão descartadas para ele”, pontuou o senador ao jornal O Globo.
Puxão de orelha de Bolsonaro
Ao jornal Folha de S. Paulo, um aliado de Flávio Bolsonaro afirmou que Tarcísio precisaria receber um puxão de orelha de Jair Bolsonaro. O interlocutor avaliava que, caso o governador continue com sua postura de apoio envergonhado mesmo após um pedido assertivo do ex-presidente, poderia arriscar perder eleitores no estado de São Paulo.
Nas redes sociais, a base digital do ex-presidente já vem tecendo críticas ao governador paulista e elas se intensificaram após o anúncio do cancelamento da visita.
Fonte: Revista Forum/O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas – (Pablo Jacob / Governo do Estado de SP)