Teatro Popular de Ilhéus representa o Brasil em importante festival da Alemanha

cultura

Teatro Popular de Ilhéus desembarca na Alemanha para uma participação internacional marcante. No próximo dia 8 de agosto, às 21h45 (horário local), o grupo se apresenta no Sommerwerft Festival am Fluss, em Frankfurt, com o espetáculo “Borépetei. Uno”. A apresentação conta ainda com uma exposição fotográfica sobre a Escola Indígena de Abaeté e oficinas de Coco e de corpo. 

“Borépetei”, que na língua Tupi significa “aquele que contém e está contido em tudo”, é um espetáculo que celebra a sabedoria ancestral do povo Tupinambá de Olivença, um território indígena em processo de demarcação no Sul da Bahia. O espetáculo, todo falado em Tupi, é dividido nas seções Religare, Experimentos e Abraço ao Tempo e traz no elenco nomes como Tânia Barbosa, Ely Izidro, Márcia Mascarenhas, Antônio Vicente, Aldenor Garcia e Pablo Lisboa, que também assina a direção musical e as composições. A montagem é dirigida por Luís Alonso-Aude e Romualdo Lisboa, e o texto explora as profundas raízes culturais do Brasil.

Whats-App-Image-2024-08-06-at-11-07-40

Exposição – Além da performance teatral, o TPI levará para o festival uma exposição fotográfica sobre a implantação da Escola Indígena de Abaeté, com curadoria de Romualdo Lisboa e Katu Tupinambá. O público poderá também participar de uma oficina de Coco, conduzida por Shicó do Mamulengo, renomado bonequeiro e multiartista, e de uma oficina de corpo com Luís Alonso-Aude, diretor de movimento do TPI e curador do FILTE/BA. Essas atividades foram desenvolvidas para promover o intercâmbio cultural e engajar a audiência de maneira imersiva.

Fonte: Alô alô Bahia / Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *