Técnicos do NTEs e das secretarias municipais de educação dialogam sobre desafios e avanços na gestão da aprendizagem

educação

Reunidos no Hotel Fiesta, técnicos das secretarias municipais de educação e dos Núcleos Territoriais de Educação da rede pública estadual dialogaram, ao longo de três dias de trabalho, sobre os desafios e avanços na aprendizagem dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental.

As equipes técnicas dos NTEs e das secretarias municipais participaram de painéis expositivos, oficinas temáticas e atividades gamificadas onde puderam dialogar e refletir sobre os dados educacionais dos municípios e sobre estratégias para o fortalecimento do atendimento à maior concentração de estudantes da educação básica que estão sob responsabilidade tanto dos municípios quanto do Estado.

A ação formativa, que aconteceu entre os dias 09 e 11 de julho, foi promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, através do Instituto Anísio Teixeira e em parceria com a União de Dirigentes Municipais de Educação (Undime-Ba) e a União dos Municípios da Bahia (UPB). 

“Estou aqui participando deste ciclo de formação promovido pelo IAT na perspectiva de construir políticas públicas para a educação. Aqui nós tivemos a oportunidade de refletir sobre os dados do nosso município e, a partir destes dados, criar estratégias para que a educação do município possa ser melhorada. É interessante salientar que esta formação, para além do conhecimento técnico e levantamento dos dados, trouxe para os municípios possibilidades de melhorar suas realidades. Queria ressaltar também a importância da metodologia utilizada neste evento. Foi a partir de teorias e palestra, mas também de atividades práticas que nós pudemos ver como a educação pode acontecer. A formação trouxe a possibilidade da gente construir políticas públicas, mas também de entender a educação na perspectiva da equidade, aquela que é oferecida para todos, permitindo que a gente possa formar alunos críticos reflexivos e construir uma educação melhor a cada dia”, destacou a Secretária de Educação do município de Muritiba (NTE 21), Rosiane Santiago

“Um momento muito rico, importante. Considero esta prática de formações de excelência. Vamos sair daqui levando uma bagagem riquíssima. Pudemos interagir com outras equipes, outros municípios. A proposta é dinâmica. Os jogos de interação são maravilhosos e permitiram que tudo que a gente pensava para a nossa, pasta ali no nosso município, pudesse ser compartilhado com os outros municípios da Bahia que é tão extensa, tão grande e onde se faz educação com muita qualidade e responsabilidade.  Todo este partilhar foi muito rico e, sem dúvidas, vai nos ajudar a construir políticas públicas mais eficientes para os nossos municípios”, analisou a professora Roziene Vidal, técnica do município de Camamu (NTE 06).

Ao longo da formação, aconteceram momentos para aprofundamento em estratégias de qualificação profissional, oficinas temáticas, interação e compartilhamento das ações de reflexão e sistematização dos grupos, seminários e elaboração de projetos de intervenção voltados às especificidades de cada território.

“É uma honra poder estar neste estado tão potente do território brasileiro, com mais de 400 municípios participantes, em uma formação que está olhando, com muito enfoque, para a avaliação da aprendizagem e para gestão da aprendizagem dos anos finais do ensino fundamental. O MEC, através do Programa Escolas das Adolescências, fica muito honrado de poder cooperar e contribuir com estes esforços da Secretaria Estadual da educação da Bahia”, destacou a coordenadora geral de Ensino Fundamental do Ministério da Educação, Tereza Farias, que ministrou uma conferência sobre o tema ‘O papel estratégico das equipes técnicas para as mudanças, desafios e avanços do sistema de avaliação’.

Fonte: ASCOM/IAT / ASCOM/IAT


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *