A Flórida declarou estado de emergência em 33 condados em preparação para receber a tempestade tropical Idalia, que deve atingir a costa como um furacão de categoria 3 na quarta-feira (30)
- BY ACHEIUSA – Terça, 29 de agosto de 2023
A Flórida declarou estado de emergência em 33 condados em preparação para receber a tempestade tropical Idalia, que deve atingir a costa como um furacão de categoria 3 na quarta-feira (30). De acordo com o National Hurricane Center, a medida que a tempestade se intensifica no Golfo do México, aumentam as chances da costa oeste do estado sofrer com “tempestades com risco de vida e ventos perigosos”.
A chegada prevista da tempestade levou o governador Ron DeSantis a mobilizar equipes de resgate aquático, enquanto autoridades locais informam rotas de evacuação, solicitam fechamento de escolas e alertam residentes sobre possíveis danos em suas propriedades. “A tempestade ainda nem chegou a Cuba, e a água no Golfo está muito, muito quente; fornecerá algum combustível para que ganhe mais velocidade”, disse o governador no sábado (26). A declaração de emergência cobre a costa do Golfo, desde a cidade de Fort Myers até Panama City, no Panhandle.
DeSantis disse em um comunicado que emitiu sua ordem executiva “com muita cautela para garantir que a Divisão de Gerenciamento de Emergências da Flórida possa começar a preparar recursos e que os moradores da Flórida tenham bastante tempo para preparar suas famílias para uma tempestade nos próximos dias”. “Encorajo os moradores da Flórida a terem um plano em prática e garantir que seu kit de abastecimento para furacões esteja abastecido”, acrescentou.
“Deve-se enfatizar que apenas um pequeno desvio na trajetória poderia causar uma grande mudança na localização de Idalia na Flórida devido à trajetória paralela à costa oeste do estado”, observou o National Hurricane Center.
De acordo com a previsão atual de Idalia, o oeste de Cuba deverá ver condições de furacão na noite de segunda-feira (28). O governo de Cuba atualizou o alerta de tempestade tropical em Pinar del Rio com alerta de furacão. “Os preparativos para proteger vidas e propriedades devem ser concluídos às pressas”, disse o centro de furacões.
Fonte: Achei USA