Temporal causa estragos em Alagoinhas; acumulado de chuvas em 1h era o esperado para 24h

cidades

Água invadiu casas e estabelecimentos comerciais, derrubou muros e crateras foram abertas na terça (14).

As fortes chuvas que caíram na terça-feira (14) causaram estragos em Alagoinhas, a 116 km de Salvador. A água invadiu casas e estabelecimentos comerciais, derrubou muros, crateras foram abertas e vários pontos de alagamentos foram registrados na cidade.

De acordo com a Defesa Civil, o acumulado de chuva esperado era de 25 mililitros para 24 horas, mas essa quantidade de chuva caiu na cidade somente em uma hora. Desde a última sexta-feira (10), quando começou a chover na cidade, foram foram registrados 99,5 milímetros de chuva.

Os bairros Santa Teresinha, Praça Kennedy, Alagoinhas Velha e Mãe Cirila foram os mais afetados. Até as 10h desta quarta-feira (15), os dados contabilizados pela Defesa Civil do município foram:

  • 15 pessoas estão desalojadas;
  • 26 casas alagadas, sendo quatro com perda total de bens;
  • 5 muros caíram;
  • 2 residências desmoronaram;
  • 2 paredes de residências desmoronaram;
  • 2 crateras abertas.

As famílias retiradas das residências por alagamentos ou riscos de desabamento recebem o apoio da prefeitura.

Alagoinhas integra a lista de 66 municípios baianos que foram atingidos pelos temporais desde o último fim de semana, segundo a Defesa Civil do Estado (Sudec).

Os estragos foram registrados pelos moradores da cidade. Nas imagens que circulam nas redes sociais, é possível ver pontos completamente alagados, como o centro da cidade. Em um dos vídeos, um homem aparece no meio do temporal tentando resgatar uma moto.

O Instituto Nacional de Meterologia (Inmet) informou que o tempo segue, predominantemente, nublado e com chuva na quinta-feira (16). A previsão é que o fim de semana seja de sol na cidade.

Fonte: G1 Feira de Santana e Região

Foto: Redes Sociais