Brenda Goh e Josh Horwitz, da Reuters
Empresa também anunciou um sistema operacional para computação em nuvem ao qual deu o nome de Orca
A gigante de tecnologia chinesa> Tencent anunciou nesta quarta-feira (3) progresso no desenvolvimento e investimento em chips, oferecendo um raro vislumbre público de suas iniciativas de pesquisa e desenvolvimento.
“A Tencent tem um plano de longo prazo e investimento para pesquisa e desenvolvimento de chips“, disse Tang Daosheng, representante da empresa, de acordo com uma publicação na conta da Tencent Cloud no serviço WeChat.
Tang, um vice-presidente executivo sênior e presidente-executivo do grupo de computação em nuvem e indústria inteligente da Tencent, destacou três chips desenvolvidos pela companhia.
O primeiro é um chip para aplicações de inteligência artificial, denominado Zixiao; um outro é voltado para processamento de vídeo sendo conhecido como Canghai; e o terceiro é um microprocessador para redes de alto desempenho, denominado Xuanling.
A empresa também anunciou um sistema operacional para computação em nuvem ao qual deu o nome de Orca.
Os comentários foram feitos depois que a Alibaba Group, concorrente da Tencent no mercado chinês de computação em nuvem, revelou no mês passado um novo chip para servidores usados em centrais de processamento de dados.
A fabricante chinesa de smartphones Xiaomi lançou o chip Surge 1 para processamento de imagens em câmeras de telefone este ano.
Fonte: CNN Brasil / Foto: REUTERS/Tingshu Wang