Na última sexta-feira (22), o Ministério da Saúde reduziu o intervalo entre as doses, para quem necessita fazer viagem internacional
Por: Gabriel Gonçalves
Em Feira de Santana, a vacinação com a terceira dose contra a covid-19 acontece com a aplicação da vacina da Pfizer, apenas para as pessoas maiores de 60 anos e que já tenham mais de seis meses após aplicação da segunda dose e trabalhadores da área da saúde. O secretário municipal de saúde Marcelo Britto explicou ao Acorda Cidade que o município segue as determinações do Ministério da Saúde a inclusão de novas categorias e alteração de prazos depende da decisão do órgão.
“A terceira dose, só pode ser feita conforme normas do Ministério da Saúde com o imunizante da Pfizer, independente da vacina que foi tomada originalmente na primeira e segunda dose. Com relação ao grupo que está sendo atendido nesse momento, nós já aplicamos a terceira dose em todas as pessoas acima de 60 anos de idade e para os trabalhadores da área da saúde. É válido destacar que esta terceira dose só pode ser aplicada seis meses após a segunda dose da vacina. Nesse momento ainda não há indicativo de novos grupos, ainda estamos no aguardo que o Ministério da Saúde possa divulgar novas categorias e disponibilizar mais vacinas”, explicou o secretário de Saúde, Marcelo Britto.
As pessoas que estão com viagens internacionais marcadas, poderão completar o esquema vacinal em um menor espaço de tempo. O Ministério da Saúde autorizou na última sexta-feira (22), a redução do intervalo entre as doses das vacinas para as pessoas que necessitam viajar, por meio de comprovação do deslocamento.
Mas de acordo com o secretário, essa obrigatoriedade não está sendo mais solicitada.
“Hoje por exemplo, temos uma notícia que saiu no dia de ontem por meio dos veículos de comunicação que os Estados Unidos e a Europa, liberaram as viagens para quem já tem a primeira e segunda dose ou até mesmo, a dose única, que é o caso da Janssen. Não existe mais aquela limitação que logo no início tinha, então independente de ter tomado CoronaVac na primeira e segunda dose, já tendo a terceira dose ou não, essas pessoas já estão autorizadas a viajar para os Estados Unidos e Europa”, concluiu.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade / Foto: Ed Santos/Acorda Cidade