(CNN) – Um terremoto de magnitude 5,1 atingiu cerca de 2 milhas fora da cidade de Sparta, Carolina do Norte, ao longo da fronteira do estado com a Virgínia, de acordo com um relatório preliminar do Serviço Geológico dos Estados Unidos.
Foi o terremoto mais forte a atingir o estado desde 1926, de acordo com o Serviço Geológico da Carolina do Norte.
O terremoto, cujo epicentro foi no condado de Alleghany, foi sentido em lugares tão distantes quanto a Carolina do Sul e a Geórgia, segundo postagens nas redes sociais. O USGS recebeu relatórios de mais de 302 milhas de distância em Atlanta.
Foi sentido por volta das 8h07. (Hora de Miami).
“Foi como se uma grande locomotiva estivesse passando e uma grande onda passando por baixo da cama”, disse o prefeito de Esparta, Wes Brinegar, que foi acordado pelo terremoto. “Uma grande onda está chegando para levantá-lo.”
Não há relatos imediatos de feridos, mas há alguns danos menores na cidade de cerca de 1.800 pessoas, disse ele.
“Fundações rachadas e coisas caindo das prateleiras das casas”, disse Brinegar. “Eu morei aqui minha vida toda e nunca senti nada assim.”
O USGS diz que os terremotos se tornam destrutivos em uma magnitude de 4,0 a 5,0, dependendo das variáveis. Um terremoto de magnitude 5,3 é considerado um terremoto moderado, de acordo com o USGS.
A agência emitiu um alerta verde, o que significa que há uma baixa probabilidade de vítimas e danos.
Não há relatos de feridos, mas há alguns pequenos danos na cidade de 1800 habitantes, segundo Brinegar.
Isso marca o mais forte terremoto na Carolina do Norte desde que uma magnitude 5,2 atingiu o condado de Mitchell, cerca de 50 milhas a nordeste de Asheville, em 8 de julho de 1926, de acordo com o Serviço Geológico da Carolina do Norte. Uma magnitude de 5,5 abalou Skyland em 1916, disse a agência.
Esparta fica a cerca de 160 quilômetros ao norte de Charlotte. Um sindicato de bombeiros de Charlotte tweetou que não havia relatos de feridos.
A área de Sparta fica entre três zonas sísmicas, em Charleston, Carolina do Sul, leste do Tennessee e centro da Virgínia. Cinco terremotos menores, todos de magnitude 2,6 ou menos, ocorreram perto de Esparta no sábado e no início do domingo. Mais dois tremores ocorreram a poucos quilômetros de Seymour, Tennessee, no fim de semana passado, diz o USGS.