Abalo sísmico atingiu magnitude 7,7 na escala Richter; governo criou Central de Resposta a Desastres
O terremoto de magnitude 7,7 que atingiu o Taiwan na manhã desta quarta-feira (3), horário local, deixou nove mortos e mais de 900 feridos. A informação foi divulgada pela agência nacional de bombeiros, que contabilizou os óbitos no condado de Hualien. O local, segundo a Administração Central de Meteorologia, fica a 25 km do epicentro do tremor.
Em todo o país, pelo menos 26 edifícios desabaram ou estão prestes a cair. O serviço de trem foi suspenso temporariamente em toda a ilha, que abriga 23 milhões de habitantes, assim como o serviço de metrô na capital, em Taipei. O abalo também foi sentido no Japão e nas Filipinas, que emitiram alertas de tsunami – suspensos nesta manhã.
Pelas redes sociais, a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, informou que uma Central de Resposta a Desastres foi criado e que o governo está acompanhando a situação em tempo real. Ela reforçou que todos ministérios e comissões continuam em contato com os governos locais e que o exército nacional também prestará apoio relevante.
“Neste momento, os governos central e local devem cooperar entre si para minimizar o impacto dos desastres. Posteriormente, instruí o Ministro do Interior a ir a Hualien para investigar o desastre. O governo também garantirá a veracidade de todas as informações e prestará assistência imediata às pessoas necessitadas”, disse Tsai Ing-wen.
Taiwan está localizado no chamado “Anel de Fogo” do Pacífico, onde ocorre a maior parte dos terremotos do mundo. O último abalo sísmico de magnitude de 7,7 registrado no país ocorreu em setembro de 1999, resultando na destruição de milhares de edifícios. Ao todo, o tremor causou a morte de 2,4 mil pessoas e deixou cerca de 100 mil feridos.
📲 Clique aqui e participe do Canal do Ipirá City no WhatsApp
Fonte: SBT News