Filho de agricultor e de uma merendeira, Tiago Dias se tornou o primeiro prefeito negro da história de Jacobina e o primeiro oriundo da Zona Rural da cidade. A eleição de Tiago é marcada pela quebra da hegemonia de dois grandes grupos políticos do município, que dominavam as eleições locais há mais de 20 anos. Essa também é a primeira vez que um partido de esquerda chega ao Poder Executivo Municipal. O novo prefeito tem como vice a servidora pública estadual Kátia Souza, mais conhecida como Kátia da Saúde, do Podemos.
O Tiago Dias (PCdoB), já iniciou as conversas para a formação do novo governo e, na última terça-feira (17/11), esteve com dirigentes da APLB, sindicato que representa os trabalhadores em educação no município, para discutir rumos para a Secretaria da Educação. No encontro, Tiago garantiu que a categoria poderá escolher o nome que estará à frente da pasta, em sua gestão.
A informação foi dada pelo novo prefeito de Jacobina em uma entrevista ao programa ‘Isso é Bahia’, da rádio A Tarde FM, na manhã desta quarta-feira (18). Na ocasião, Tiago explicou que as decisões do seu governo terão sempre esse diálogo com a população, de modo a garantir a participação popular e a distribuição de responsabilidades na cidade, além de romper com a lógica centralizadora da velha política da região.
“Quero fazer uma gestão com muita transparência e participação popular. Assim, com o povo ajudando na tomada de decisões, a responsabilidade pelo município se torna coletiva. Se acertarmos, acertamos todos, assim como se errarmos, erramos todos também”, afirmou o novo prefeito de Jacobina, que tem pouco mais de 80 mil habitantes.
Ele se comprometeu em governar a cidade para os seus eleitores e os eleitores de seus adversários. “Iremos governar para todos, para o 25, para o 65, para todo o povo de Jacobina. Vou chamar o atual prefeito e a candidata Mariana para conversar e ouvir o que de bom eles têm a somar para Jacobina”, disse Tiago.
*Com infomações do pcdob.org e Bahia.ba