Presidente da federação destaca articulação com MP e PM para liberar torcida rival
O vice-presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Manfredo Lessa, avaliou com entusiasmo o seminário promovido pelo Ministério Público da Bahia para discutir medidas de combate à violência nos estádios. Questionado pelo bahia.ba sobre a possibilidade de permitir torcida mista no Baianão de 2026, o dirigente afirmou que “existe a vontade” de implementar a medida.
“Sim, com certeza. É uma vontade política do próprio governador Jerônimo Rodrigues e nós estamos trabalhando juntamente com o Ministério Público e com a Polícia Militar para que em 2026 a gente possa fazer. Não sei se será torcida mista, mas a gente espera que possa ter um respeito e um percentual de 10% de torcida visitante”, declarou.
Lessa ressaltou que a adoção da torcida única segue recomendações do MP e da PM, órgãos responsáveis por avaliar o risco de confrontos.
“Nós temos que respeitar. Mas eu repito: o que nós da federação pudermos fazer, seguindo as diretrizes, vamos fazer, porque é muito ruim a gente ver um clássico com torcida única”, acrescentou.
Relembre como será o calendário do Baianão 2026
A FBF já definiu a tabela básica da 123ª edição do Campeonato Baiano, durante um conselho técnico realizado na sede da entidade, em Salvador. A competição será disputada entre 11 de janeiro e 8 de março, seguindo o novo formato mais enxuto determinado pela CBF.
Atual campeão estadual, o Bahia abrirá a temporada diante do Jequié, na Arena Fonte Nova. O Vitória, por sua vez, também estreia como mandante e receberá o Atlético de Alagoinhas, no Barradão.
O primeiro clássico da temporada já tem data-base definida. Vitória e Bahia se enfrentam no Barradão, pela 5ª rodada do estadual, com previsão para os dias 24 ou 25 de janeiro. O duelo marca o reencontro dos rivais no início do calendário de 2026.
– Primeira fase: 11 de janeiro a 22 de fevereiro
– Semifinais: 1º de março
– Final: 8 de março
Fonte: Bahia.ba / Foto: Reprodução / Instagram @fbfoficial