Motor “G20E” pode entregar mais de 400 cv, com um pico de torque estimado em 51 kgfm
Gabriel Sérvio – Sábado, 18 de janeiro de 2025
A Toyota está prestes a mostrar um lado mais esportivo com seu novo motor 2.0 turbo que promete rivalizar com as potências alemãs Mercedes-AMG, Audi Sport e BMW M. Desenvolvido pela divisão Gazoo Racing, o propulsor apelidado de “G20E” poderá ultrapassar os 400 cv, elevando o patamar de desempenho da marca japonesa.

A revelação foi feita por Hiroki Nakajima, diretor de tecnologia da Toyota, durante o Salão do Automóvel de Tóquio de 2025. Um GR Yaris equipado com o novo motor serviu como “mula de testes” para o desenvolvimento da tecnologia.
Motor 2.0 ‘mais potente do mundo’
- Embora a potência oficial não tenha sido divulgada, jornalistas japoneses presentes no evento apuraram que o “G20E” poderia entregar mais de 400 cv, com um pico de torque estimado em 51 kgfm;
- Com essa potência, o motor da Toyota entraria na liga dos 2.0 turbo mais potentes do mundo, desafiando o M139 da AMG, com 421 cv e o C63 com 476 cv;
- Nakajima sugeriu no evento que a potência final pode ser ainda maior;
- O “G20E” será versátil, podendo ser instalado tanto transversalmente quanto longitudinalmente, abrindo um leque de possibilidades para equipar futuros modelos esportivos da marca;
- Especula-se que ele possa ser o coração da próxima geração do Supra, substituindo o atual motor B48 fornecido pela BMW.
Além do Supra, o novo motor poderá impulsionar o retorno de ícones como o Celica e o MR2, que vêm sendo cogitados pela Toyota. A expectativa é que o “G20E” se torne o carro-chefe da linha esportiva da marca, posicionado acima do 1.6 turbo de três cilindros que equipa o GR Yaris e o GR Corolla.
A Lexus, divisão de luxo da Toyota, também deverá se beneficiar do novo motor. Espera-se que ele seja utilizado em modelos esportivos da marca, como o “LFR”, um supercarro com motor V8 biturbo.
Fonte: Olhar Digital / Um Toyota GR Yaris equipado com o novo motor. (Imagem: Divulgação/Toyota)