Toyota revela motor 2.0 ‘mais potente do mundo’ para desafiar gigantes alemãs

AutoCity Bahia Brasil Mundo tecnologia

Motor “G20E” pode entregar mais de 400 cv, com um pico de torque estimado em 51 kgfm

Gabriel Sérvio – Sábado, 18 de janeiro de 2025

A Toyota está prestes a mostrar um lado mais esportivo com seu novo motor 2.0 turbo que promete rivalizar com as potências alemãs Mercedes-AMG, Audi Sport e BMW M. Desenvolvido pela divisão Gazoo Racing, o propulsor apelidado de “G20E” poderá ultrapassar os 400 cv, elevando o patamar de desempenho da marca japonesa.

A revelação foi feita por Hiroki Nakajima, diretor de tecnologia da Toyota, durante o Salão do Automóvel de Tóquio de 2025. Um GR Yaris equipado com o novo motor serviu como “mula de testes” para o desenvolvimento da tecnologia.

Motor 2.0 ‘mais potente do mundo’

  • Embora a potência oficial não tenha sido divulgada, jornalistas japoneses presentes no evento apuraram que o “G20E” poderia entregar mais de 400 cv, com um pico de torque estimado em 51 kgfm;
  • Com essa potência, o motor da Toyota entraria na liga dos 2.0 turbo mais potentes do mundo, desafiando o M139 da AMG, com 421 cv e o C63 com 476 cv;
  • Nakajima sugeriu no evento que a potência final pode ser ainda maior;
  • O “G20E” será versátil, podendo ser instalado tanto transversalmente quanto longitudinalmente, abrindo um leque de possibilidades para equipar futuros modelos esportivos da marca;
  • Especula-se que ele possa ser o coração da próxima geração do Supra, substituindo o atual motor B48 fornecido pela BMW.

Além do Supra, o novo motor poderá impulsionar o retorno de ícones como o Celica e o MR2, que vêm sendo cogitados pela Toyota. A expectativa é que o “G20E” se torne o carro-chefe da linha esportiva da marca, posicionado acima do 1.6 turbo de três cilindros que equipa o GR Yaris e o GR Corolla.

A Lexus, divisão de luxo da Toyota, também deverá se beneficiar do novo motor. Espera-se que ele seja utilizado em modelos esportivos da marca, como o “LFR”, um supercarro com motor V8 biturbo.

Fonte: Olhar Digital / Um Toyota GR Yaris equipado com o novo motor. (Imagem: Divulgação/Toyota)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *