Reprodução/TV Bahia

Trabalhadores e permissionários protestam na CIA-Aeroporto, entrada da Ceasa

Bahia

Trabalhadores e permissionários da Centro de Abastecimento da Bahia, que fica na cidade de Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador, protestam na BA-526, mais conhecida como Estrada CIA-Aeroporto, na manhã desta segunda-feira (7).

A manifestação começou por volta das 4h e o acesso dos caminhões que vão abastecer a Ceasa está interrompido. O grupo está preocupado com a viabilidade financeira da Nova Ceasa, que passa por um processo de requalificação, que será feito pela iniciativa privada.

Esse não é o primeiro protesto feito pelos trabalhadores. Em agosto de 2021, os manifestantes já tinham protestado e pedido a revisão do edital de privatização da Ceasa, além da inclusão dos trabalhadores informais no processo.

A principal preocupação é a mudança que essa privatização trará à vida dos trabalhadores e permissionários, que estão preocupados com a redução dos descontos de água e energia, e que seja iniciada a cobrança de estacionamento e Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana dos boxes.

A Ceasa tem, atualmente, 2.500 trabalhadores formais e informais, além de 1.300 permissionários. Eles também alegam que tentam dialogar com governo do estado, para saber como será feita requalificação, mas não são recebidos.

Na época do primeiro protesto, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE) havia informado que foi criada uma comissão – que também reunia trabalhadores informais na Ceasa – para definir uma estratégia para que eles continuem atuando no local.

A reportagem entrou em contato novamente com o órgão, para saber sobre o novo posicionamento, e aguarda retorno.

Fonte: g1