Trajetórias e narrativas negras na educação e no trabalho é tema de workshop hoje (18) no campus Salvador

Bahia educação

Por Andréa Costa

Na semana em que se comemora o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, hoje, 18, está marcado para ocorrer o II Workshop – Educação e Trabalho: Trajetórias e Narrativas Negras. O objetivo é promover um espaço de diálogo sobre as experiências de pessoas negras nos campos da educação e do trabalho, destacando desafios, conquistas e caminhos possíveis.

O evento, que acontece de forma presencial com transmissão on-line, começa às 18h40, na sala 3 do bloco B, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Salvador. No modo presencial, é voltado preferencialmente aos estudantes da instituição com direito à certificação, sendo aberto aos demais públicos pelo canal Edip.ifba, no YouTube. Inscrições podem ser feitas na página do evento.

Contando com convidados/as que trarão olhares diversos sobre identidade, luta, ancestralidade, formação e atuação profissional, a atividade é realizada pelo Grupo de Pesquisa Interinstitucional Rede de Pesquisa em Educação, Tecnologia e Interculturalidade Casa de Memória (Kijemi-Pataxó) do IFBA.

O workshop foi desenvolvido dentro do projeto de extensão “Observatório digital Kijemi: rede educativa de difusão e inclusão das memórias, saberes e práticas interculturais dos povos originários do Brasil e comunidades tradicionais de Angola e Itália”, com a parceria da ACEX5 Economia Solidária e do curso Licenciatura de Geografia do IFBA.

Workshop 1
Workshop 2

Programação:

18h40 – Mesa de abertura – Apresentação da equipe do projeto – Prof. Dr. Samir Perez (coordenador); Profa. Dra. Thelma Ramos (vice-coordenadora); Discente Maria Gabriela Ribeiro (bolsista voluntaria); Lara Grazielle (bolsista).

Mestra Celiana Santos – Pedagoga e Coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IFBA, campus Salvador; Mestra em Relações Étnico-raciais; escritora e poeta

Vídeo-palestra: Prof. Dr. Fortunato – Diambo/Diretor da Escola Superior Pedagógica da ULAN/Angola

Mediador: João Ngoma – Mestre em Ensino de História de Angola (Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda\Angola); doutorando em Difusão do Conhecimento (Uneb); professor\pesquisador da Universidade de Luanda\Angola

– Oficina de Turbante, com Márcia Regina Meireles – Autônoma de Tiaráfrica Acessórios

– Sorteio de 1 turbante

20h20 – Agradecimentos e encerramento

*Andréa Costa integra a área de comunicação do campus Salvador

Fonte: Portal IFBA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *