O charmoso vilarejo de Trancoso, em Porto Seguro, vive dias de intensa efervescência cultural com o Festival Terracota Trancoso 2025 com programação até 12 de outubro. Idealizado pelo ceramista Felipe Ferreira (@benjamin.arte), o evento reúne artistas, ceramistas, designers e músicos do Brasil e de diversos países, consolidando-se como um dos maiores encontros de arte integrada do sul da Bahia.
Com apoio da Secretaria de Turismo da Bahia, por meio da Superintendência de Cultura, o festival transforma Trancoso em um grande ateliê a céu aberto. Oficinas, exposições e vivências se espalham pelo Quadrado e outros espaços da vila, estimulando o diálogo entre tradição e contemporaneidade. “O Terracota é sobre conexão — entre pessoas, linguagens e territórios”, define Felipe Ferreira, que organiza o evento ao lado de Kyria Rodrigues e Miguel Andreoni.
A abertura oficial aconteceu na Casa Baiana, com homenagem à artista Leila Sallum, ícone cultural que marcou a história de Trancoso nos anos 1970. A noite contou ainda com apresentação do duo norte-americano Adam Russell e Kelly Lever, do projeto Key West Pottery, e set da DJ Didi Abigail, reafirmando o espírito livre e acolhedor do festival.

Mais do que um evento artístico, o Terracota Trancoso é um movimento que une estética, pertencimento e sustentabilidade. “A arte nasce da terra e nos conecta com algo essencial”, resume Adam Russell. Até o dia 12, o festival segue celebrando o poder criativo que transforma Trancoso em um ponto de encontro global da arte feita com as mãos e com o coração.
Fonte: Siga a Notícia / O evento reúne artistas, ceramistas, designers e músicos. Foto: Reprodução