Técnica inovadora chega ao Brasil e poderá ajudar na regeneração dos tecidos lesionados
Equipamentos fabricados por uma empresa italiana, que oferecem o tratamento com laser, chegam ao Brasil neste ano. A partir da aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no início de março, a tecnologia pode ser comercializada no país.
O tratamento com laser é útil no combate às inflamações e reparação de lesões em músculos e tendões. O protocolo oferecido pelos novos equipamentos proporciona maior circulação sanguínea e alívio na dor, possibilitando, assim a melhor regeneração dos tecidos lesionados.
A empresa responsável pelos tratamentos no país recebe sondagens de setores da área de saúde. Até o momento, o principal parceiro da importadora no país é o time de futebol do Flamengo, que utiliza os equipamentos para o tratamento de lesões dos atletas profissionais.
“O atleta de futebol é levado ao extremo o tempo todo, e precisamos proporcionar uma recuperação rápida para eles. E foi nesse ponto que os tratamentos com laser foram fundamentais para nós. Na prática, os novos equipamentos de laser melhoraram entre 10 a 20% o prazo de retorno dos nossos atletas, um resultado significativo quando falamos em alta performance. A medicina preventiva é a que mais cresce no Brasil, e o laser é um dos tratamentos que lidera esse movimento”, destacou o chefe do Departamento Médico do Flamengo e membro da Sociedade Brasileira de Traumatologia e Ortopedia (SBOT).
Os aparelhos de laser recém-chegados ao Brasil alcançam potências superiores a 90 W durante o tratamento – frente aos 30 W dos aparelhos convencionais já utilizados no país.
“O laser é muito eficaz em todas as etapas de uma lesão, tanto no preventivo até no pós-operatório. Podemos dizer que ele é completo e serve para atletas e amadores. Eu recomendo para todas as pessoas que sentem um desconforto e querem uma recuperação mais célere”, completou Tannure.
Entre os outros diferenciais do equipamento está a disponibilidade de 12 aplicadores distintos para o tratamento de lesões, o que garante maior eficiência no tratamento independente da área lesionada.
Em geral, as marcas comuns possuem apenas um aplicador. Os equipamentos da empresa italiana fazem a associação em conjunto de até seis frequências de onda no mesmo aparelho, enquanto os convencionais possuem apenas uma frequência.
Fonte: CNN Brasil