Depois de um mês de depoimentos e algumas idas a tribunais, Trump foi considerado culpado ontem pela Justiça americana em mais de 30 acusações criminais.
Trump se torna nada menos que o primeiro ex-presidente da história dos Estados Unidos a ser condenado por um crime.
Basicamente, o tribunal de NY concluiu que ele falsificou extratos e movimentações financeiras para esconder que pagou uma propina de US$ 130 mil para uma atriz pornô ficar calada sobre um encontro sexual que tiveram em 2006.
A sentença só sairá em 11 de julho. Pelo tipo de crime, a condenação máxima é de 4 anos de prisão, mas é bem provável que ele pegue apenas liberdade condicional.
Na prática, ele segue normalmente como candidato à presidência, mas pode ter algumas dificuldades para viajar a partir de agora ou até de votar, a depender da sentença.
O bilionário sempre negou qualquer relação com a atriz. Depois da decisão, ele falou que o verdadeiro veredito será dado pelo povo no dia 05 de novembro — data das eleições.
Trump ainda fez duras críticas, falando que o julgamento foi fraudado por um juiz corrupto, chegando até a dizer que a administração Biden está por trás de tudo.
“Isso ainda está longe de terminar!” Agora, a defesa do ex-presidente vai entrar com uma ação para recorrer da decisão, o que deve arrastar o processo para até depois de novembro.
A repercussão nas eleições 🇺🇸
Na última pesquisa feita, 2/3 dos eleitores disseram que Trump ser culpado não faria a menor diferença em seus votos.
Somente 17% disseram que uma condenação de Trump os tornaria menos propensos a votar nele. Isso é quase igual aos 15% que afirmaram que isso os tornaria até mais propensos ao apoio.
Logo após o veredito, seus apoiadores puxaram um movimento que derrubou o site de doações para campanha de Trump por overload de acessos.
Do lado democrata, Biden escreveu que só há uma maneira de deixar Trump longe da Casa Branca: “nas urnas”, colocando um link de doações para sua campanha ao lado.
Fonte: The News / (Imagem: Steven Hirsch-Pool | Getty Images)