UE pede ação reforçada para conter surto de varíola dos macacos

Mundo saúde

A Comissão Europeia fez um pedido reforçando a ação coordenada em países do bloco para conter o surto de varíola dos macacos. A doença, agora classificada como emergência de saúde pública de preocupação internacional, é predominante no continente europeu, que possui 80% dos mais de 16 mil casos já notificados à Organização Mundial da Saúde (OMS).

No pedido, assinado pela comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakides, os especialistas ressaltam que “não há tempo para resistência” e que todos os Estados-membros da União Europeia devem trabalhar em conjunto para conseguir controlar a explosão de infeções. “As prioridades devem ser a intensificação da vigilância, identificação e notificação de casos.”

O texto ressalta ainda a importância do isolamento de pacientes infectados e o rastreio de contatos. Outro ponto destacado pelos autores é a vacinação, que já conta com a encomenda de 163.620 doses até o fim do ano. “Vamos responder prontamente à progressão da propagação desse vírus”, disse Kyriakides.

Devido ao alto alcance geográfico da doença, a OMS segue entrando em contato com empresas e governos para aumentar o desenvolvimento de pesquisas e a produção e distribuição de vacinas. No momento, a dose está sendo recomendada apenas para grupos prioritários, como idosos e imunossuprimidos.

Fonte: SBT News