Por Ipirá City – Sexta, 21 de abril de 2023
Período Pré – República
O Coronel Manoel Ribeiro Soares tinha cerca de 400 escravos, era o político regional de maior prestígio na Capital da Província. Acumulava as funções de Comandante do 122 Batalhão de Infantaria da Guarda Nacional, Chefe do Partido Conservador e presidente do Conselho de Camisão.
Derrota Política
O Capitão do Quartel Mestre Antônio Mendes de Leão e o Tenente Coronel José Thomas de Mello eram os principais adversários do Coronel Manoel Ribeiro Soares.
Surge a figura de David Ferreira Lima no cenário político -social por volta de 1870. David que era filho de fazendeiro rico e comerciante, teve uma excelente educação e conviveu em sua mocidade com pensadores, jornalistas, tidos na época como revolucionários, eram abolicionistas ou Republicanos.David era do Partido Liberal.
Em 1833, Manoel Ribeiro Soares perdeu a Presidência do Conselho para o Jovem David, passando os Liberais a dominar a política do Camisão.
Golpe de Misericórdia
No dia 22 de maio de 1888 o Correio à cavalo trouxe a cópia da Lei Áurea. Foi uma verdadeira festa, os Liberais dançaram nas ruas do Camisão com os escravos libertos. O velho Claudino Santos contou que foi a maior festa que ele presenciou em sua vida nesta terra. Depois deste trauma falecia o Coronel Manoel Ribeiro Soares em dezembro de 1888. Camisão perdia um líder, a História ganhava um nome.
Fonte: Cronologia de Ipirá José Saint Clair – In Memoriam e Dra. Séfora Oliveira)