Único time sem pontuar na Série A, Vitória segue roteiro dramático de 2024

esportes

Os torcedores do Vitória parecem viver um déjà vu neste início de Campeonato Brasileiro. No ano passado, o técnico era diferente e a equipe tinha outra cara, mas o cenário dramático nas primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro era o mesmo deste ano, com atuações pouco convincentes e a certeza de que o Rubro-Negro iria sofrer muito para permanecer na Série A.

No último domingo, a derrota por 2 a 1 para o Flamengo confirmou o começo turbulento da equipe de Thiago Carpini, que também perdeu na primeira rodada para o Juventude, em Caxias do Sul, por 2 a 0. Os resultados deixaram o Vitória estagnado na última posição com status de única equipe que ainda não pontuou nas duas primeiras rodadas da Série A.

Em entrevista coletiva após derrota para o Flamengo, Carpini relembrou o início ruim da equipe no Brasileirão do ano passado, comparou os dois contextos e se apegou na recuperação após sua chegada para reanimar a torcida diante da atual turbulência.

“Ano passado também tivemos um início de ruim. Coloco o primeiro jogo [contra o Juventude] como tropeço grande. Hoje estava dentro do pacote. Empatar estava justo. Evoluímos muito durante a competição ano passado. Entendo a chateação do torcedor”.


Thiago Carpini

– Naquele momento [em 2024] a gente precisava lidar daquela forma. Hoje vejo um elenco melhor preparado, principalmente no ambiente de vestiário que não encontrei quando cheguei aqui. Eu também faço as minhas análises. Às vezes a gente está chateado, dá algumas respostas e pode parecer superioridade. Não sou eu. Se eu não ganhar daqui a pouco saio. É um ponto das coisas estarem mais controladas e organizadas esse ano em relação ao ano passado – completou.

Como foi o Brasileirão 2024 para o Vitória?

Thiago Carpini antes de partida contra o Criciúma  Foto: Victor Ferreira / EC Vitória
Thiago Carpini antes de partida contra o Criciúma Foto: Victor Ferreira / EC Vitória

Ainda sob o comando de Léo Condé, o Rubro-Negro começou a Série A com moral após ter conquistado o título da Série B, o primeiro a nível nacional da história do clube, e o Campeonato Baiano depois de sete anos, contra o maior rival. Mas toda euforia foi freada logo na primeira rodada, quando a equipe perdeu para o Palmeiras por 1 a 0 dentro do Barradão.

continua após a publicidade

Daí em diante o Vitória foi ladeira abaixo e conquistou apenas um ponto nas primeiras seis rodadas, sem falar da eliminação na terceira fase da Copa do Brasil contra o Botafogo, com derrotas nos jogos de ida e volta. Toda essa maré de resultados negativos culminou na demissão de Léo Condé.

Primeiras seis rodadas do Vitória no Brasileirão 2024:

  • 1ª rodada – Vitória 0 x 1 Palmeiras;
  • 3ª rodada – Vitória 2 x 2 Bahia;
  • 4ª rodada – Cruzeiro 3 x 1 Vitória;
  • 5ª rodada – Vitória 1 x 3 São Paulo;
  • 6ª rodada – Vasco 2 x 1 Vitória;
  • 7ª rodada – Vitória 0 x 2 Atlético-GO.

Thiago Carpini fez sua estreia no jogo de volta da Copa do Brasil contra o Botafogo e viu o time ser eliminado ao perder no Barradão por 2 a 1. No confronto seguinte, mais uma decepção. O Rubro-Negro foi derrotado pelo Atlético-GO, até então um concorrente direto, e piorou ainda mais a sequência.

As coisas só começaram a fluir a partir do empate contra o Cuiabá, fora de casa, em jogo atrasado da segunda rodada. Foi o primeiro de uma sequência de quatro jogos invictos que começaram a dar o gás que o Leão precisava para ir em busca da recuperação no Campeonato Brasileiro. Retomada essa que foi confirmada no segundo turno, quando o time venceu confrontos diretos e se afastou da zona do rebaixamento antes da rodada final.

Zé Hugo, ex-jogador do Vitória, comemora permanência na Série A  Foto: Victor Ferreira / EC Vitória
Zé Hugo, ex-jogador do Vitória, comemora permanência na Série A Foto: Victor Ferreira / EC Vitória

O resultado foi uma campanha que terminou com o 11º lugar na tabela e vaga garantida na Sul-Americana com antecedêcia. É justamente esse final que traz esperança para o torcedor do Vitória e para Thiago Carpini neste momento de oscilação da equipe na Série A. Esse déjà vu a torcida com certeza quer viver.

Fonte: Lance / (Foto: Victor Ferreira / EC Vitória)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *