O prêmio foi entregue em Buenos Aires ao presidente Yamandú Orsi e aos ex-presidentes Julio María Sanguinetti e Luis Lacalle Pou
A distinção corresponde à segunda edição dos prêmios do Centro Ana Frank Argentina para a América Latina, realizada no Teatro San Martín, na cidade de Buenos Aires, na Argentina. O Prêmio Ana Frank reconhece pessoas, países e instituições pelo seu compromisso com a democracia e a convivência pacífica.

“Em tempos de intolerância, guerra ou extremismos, que hoje se valorize desta forma os direitos humanos, a paz e a convivência sem dúvida é um farol de esperança para todos”, declarou Orsi ao receber o prêmio no palco, onde esteve acompanhado por Sanguinetti e Lacalle Pou.
Ele recordou episódios em que presidentes e ex-presidentes uruguaios de diferentes partidos compareceram juntos a eventos internacionais ou nacionais como um gesto de tolerância para seus cidadãos. “Nossa cidadania precisa desses gestos”, afirmou.
Orsi agradeceu ao Centro Ana Frank pelo reconhecimento. “Não é uma homenagem a uma exceção, mas sim a um povo uruguaio que soube construir sobre essa acumulação positiva que, ao longo da história, fomos colhendo”, disse.
“O respeito e o entendimento de que do outro lado também pode haver uma parte da verdade são fundamentais”, acrescentou.
Premiação Ana Frank
O objetivo deste evento é o reconhecimento de figuras, meios de comunicação e instituições que se comprometem e promovem os direitos humanos, a convivência pacífica e a inclusão.
Outros momentos relevantes da atividade foram a homenagem especial à organização Mulheres Ativam pela Paz e a entrega do Prêmio Ana Frank de Jovens para Jovens, voltado a reconhecer o trabalho em projetos de convivência e inclusão na América Latina.
Fonte: Presidência do Uruguai /Foto: Presidência do Uruguai