Debate é uma iniciativa do Grupo de Estudos TechLaw e das Cátedras Sérgio Henrique Ferreira e Instituto Ayrton Senna, ligados ao IEA-RP
O Grupo de Estudos Direito e Tecnologia (TechLaw), em parceria com a Cátedra Sérgio Henrique Ferreira e a Cátedra Instituto Ayrton Senna de Inovação em Avaliação Educacional, sediados no Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP, promovem no dia 6 de junho, a partir das 14h, a conferência on-line Regulação e limites éticos ao uso do Chat GPT na educação.
O evento é exclusivamente on-line e será transmitido pelo canal do IEA-RP no YouTube e pela página do instituto no Facebook. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link. Haverá envio de certificado aos participantes que preencherem um formulário enviado no chat das ferramentas durante a transmissão.
Os palestrantes serão o professor da Universidade Federal da Bahia, Ivan Siqueira; a diretora do Instituto de Estudos Avançados da USP, Roseli de Deus Lopes; a titular da Cátedra Instituto Ayrton Senna de Inovação em Avaliação Educacional, Maria Helena Guimarães de Castro; e os coordenadores do Grupo TechLaw Cíntia Rosa Pereira de Lima, Cristina Godoy Bernardo de Oliveira e Evandro Eduardo Seron Ruiz.
Eles vão refletir sobre a necessidade de regular o uso de ferramentas de inteligência artificial como o Chat GPT no ensino público nos níveis municipal, estadual e federal. A discussão servirá também como base para uma nota técnica com sugestões para o poder público sobre o tema.
Mais informações sobre o evento: [email protected].
Sobre o Grupo TechLaw
O Grupo de Estudo Direito e Tecnologia (TechLaw), sediado no Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP, tem como objetivo principal o estudo interdisciplinar de temas que envolvem áreas de Direito e da Ciência da Computação, bem como analisar as características e os desafios da sociedade informacional.
Sobre a Cátedra Sérgio Henrique Ferreira
A Cátedra Sérgio Henrique Ferreira é uma iniciativa do IEA-RP financiada pelo Santander Universidades que mobiliza pesquisadores e instituições em torno da contribuição efetiva com políticas públicas em cidades de médio porte. Seu foco atual é a educação, integrando instituições e iniciativas locais para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem. A Cátedra também desenvolve projetos com outros parceiros, como a B3 Social, a Fapesp e a Fundação Telefônica.
Sobre a Cátedra Instituto Ayrton Senna
A Cátedra Instituto Ayrton Senna de Inovação em Avaliação Educacional, sediada no Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP, é uma parceria entre as duas organizações que tem como objetivo impulsionar o debate sobre educação no Brasil. Ela tem como objetivo fomentar e apoiar a realização de estudos e pesquisas sobre inovação em avaliação educacional, monitoramento e avaliação em políticas da educação básica e superior, além de promover conexões entre diversos atores que estão produzindo esse conhecimento e disseminar informações e perspectivas que podem embasar o desenho de políticas públicas.
*Assessoria de Comunicação do IEA-RP / Foto: IEA-RP