USP Filarmônica exibe a Abertura da ópera “Fosca”, de Carlos Gomes

cultura

Obra foi apresentada pela primeira vez em 1873, no Teatro alla Scala, de Milão, na Itália

A Abertura da ópera Fosca, do compositor brasileiro Antonio Carlos Gomes (1836-1896) – apresentada pela primeira vez em 11 de fevereiro de 1873, no Teatro alla Scala, em Milão, na Itália –, é executada pela USP Filarmônica num vídeo que a orquestra publicou no dia 13 passado no seu canal na plataforma YouTube (assista no link abaixo). O vídeo foi gravado no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto (SP).

Com libreto do italiano Antonio Ghislanzoni – autor também do libreto da ópera Aida, de Giuseppe Verdi –, Fosca é a ópera que tinha a preferência de Carlos Gomes, que a revisou ao longo de seis anos e a refez duas vezes. Com quatro atos, ela é um relato musical do drama vivido por Fosca, que se apaixona pelo capitão veneziano Paolo, raptado pelo pirata Gajolo.

A USP Filarmônica é formada por estudantes de graduação bolsistas da USP, contando também com músicos convidados. Ela está ligada ao Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance (NAP-Cipem) do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP. O diretor artístico e regente titular da orquestra é o professor Rubens Russomano Ricciardi, daquele departamento.

Ouça no link abaixo a Abertura da ópera Fosca, de Antonio Carlos Gomes, na interpretação da USP Filarmônica

Fonte: Jornal da USP /  Foto: Daniel Lemos Cerqueira/Acervo digital APEM/Musica Brasilis/Wikipedia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *