De 23 a 27 de fevereiro, a Semana de Recepção aos Calouros será promovida pelas faculdades e entidades estudantis em todos os campi da Universidade, com atividades sociais, esportivas e culturais
A partir da próxima segunda-feira, dia 23 de fevereiro, a USP dará as boas-vindas a 11.147 novos alunos de graduação, vindos de quatro modalidades de ingresso — Fuvest, Enem-USP, Provão Paulista e competições de conhecimento —, sendo 50% egressos de escolas públicas. Nos sete campi da Universidade, eles participarão da Semana de Recepção aos Calouros, com atividades sociais, esportivas e culturais.
A programação será diversificada em todas as unidades e divulgada em seus próprios sites e redes sociais. Além de aulas magnas, apresentações de cursos, dicas sobre a vida universitária e rodas de conversa, os calouros poderão conferir apresentações especiais que destacam a diversidade acadêmica e cultural da USP, oferecendo uma experiência de integração à comunidade universitária.
“Minha mensagem aos novos alunos é: sejam bem-vindas e bem-vindos à USP, vocês pertencem a esta Universidade. Aproveitem a Semana de Recepção para conhecer pessoas, serviços e oportunidades, e para construir vínculos que vão sustentar a vida acadêmica pelos próximos anos. A USP é grande e diversa; ninguém precisa atravessá-la sozinha ou sozinho. Procurem sua unidade, seus coletivos, seus colegas veteranos e veteranas, os programas de apoio e as atividades culturais e formativas”, destaca o pró-reitor pro tempore de Graduação, Marcos Garcia Neira.
“E deixo também um compromisso institucional: a recepção precisa ser respeitosa e segura. A campanha que os recebe nos campi reafirma isso (acolhimento, integração e respeito), e reforça que qualquer forma de violência ou constrangimento não tem lugar na Universidade”, completa.

Marcos Garcia Neira, pró-reitor pro tempore de Graduação – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens
O trote é proibido na USP desde 1999 e o número 0800-012-1090 está disponível de segunda a sexta, das 9 às 21 horas, para os calouros que se sentirem vítimas de agressão ou constrangimento, dentro ou fora do âmbito da Universidade. Também é possível denunciar pelo e-mail [email protected] e pelo aplicativo disponível no Google Play e na APP Store.
Fonte: Jornal da USP / Recepção aos calouros na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, em 2024 – Foto: Divulgação/FAU USP