Evento da Rede Inei reúne representantes de 11 universidades de todos os continentes e reforça o papel da USP como referência na América do Sul
A Universidade de São Paulo volta a sediar, pela segunda vez, o encontro anual da International Network of Education Institutes (Inei), rede que reúne 11 universidades líderes em pesquisa e formação docente. O evento será entre 15 e 17 de outubro, na Faculdade de Educação (FE) da USP, com uma pré-conferência aberta ao público no dia 14, transmitida pelo canal da faculdade no YouTube. Coordenador do encontro, o professor Agnaldo Arroio da Faculdade de Educação explica que a rede surgiu no início dos anos 2000, a partir da articulação entre universidades dos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália e, desde 2008, conta com a USP como representante da América do Sul.

Segundo Arroio, o evento é uma oportunidade para fortalecer parcerias acadêmicas e discutir desafios comuns na formação de professores. “A USP é a única representante sul-americana da rede, e o encontro reúne diretores e diretoras de faculdades de educação de todos os continentes”, afirma. “Esses debates ajudam a entender como diferentes países enfrentam questões semelhantes, como a falta de professores habilitados e o incentivo à carreira docente.”
Formação docente e diversidade
Com o tema Curriculum and Intercultural Education, a edição de 2025 retoma discussões sobre currículo e educação intercultural, abordadas pela rede em 2010, na Coreia do Sul. “De lá para cá, o perfil dos estudantes da USP mudou muito, especialmente com as políticas afirmativas e a ampliação do acesso ao ensino superior”, observa Arroio. Ele também ressalta que a rede Inei busca fomentar não apenas o compartilhamento de experiências, mas também a produção conjunta de conhecimento. “A cada edição, há uma chamada de projetos financiados pela rede para estimular cooperação entre pesquisadores de diferentes países. Essa troca é essencial para fortalecer a educação pública e formar professores preparados para realidades diversas”, conclui.
Programação do evento
A conferência começa neste 14 de outubro, com um painel transnacional sobre formação de professores, seguido de sessões temáticas e espaço para interação com o público. No dia 15, data de abertura oficial e também Dia dos Professores, ocorrem as sessões inaugurais e a visita guiada ao Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. “Queremos que nossos convidados conheçam a riqueza cultural e acadêmica da Universidade”, completa.
O dia 16 será dedicado às reuniões internas da rede, incluindo uma sessão especial no Museu Paulista da USP sobre o tema central do evento. O encerramento, em 17 de outubro, trará a plenária final Inei Bridges: Moving Forward, que definirá os próximos passos de cooperação entre as instituições participantes.
Fonte: Jornal da USP / Com o tema Curriculum and Intercultural Education, a edição de 2025 retoma discussões sobre currículo e educação intercultural – Fotomontagem com fotos de Cecília Bastos e inei.bnu.edu.c