O Vasco oficializou a contratação do treinador Álvaro Pacheco nesta terça-feira (21). O português assume o Cruz-Maltino uma semana após rescindir contrato com o Vitória de Guimarães. O vínculo é de um ano, com possibilidade de renovação por mais um.
O técnico de 52 anos começou a atual temporada no Estoril, antes de se tornar o quarto comandante do Vitória de Guimarães. Pacheco sucedeu o brasileiro Paulo Turra no cargo e conduziu a equipe ao 5º lugar da Liga Portugal, além das semifinais da Taça de Portugal. Foram 18 vitórias em 32 jogos (5E, 9D).
O português assume o Vasco no lugar de Ramón Díaz, que deixou o comando em 27 de abril. Pacheco vai encontrar o Cruz-Maltino na 13ª colocação do Brasileirão, com 6 pontos.
Apesar de já ter chegado ao Rio na segunda (20) e acompanhado o treino no CT Moacyr Barbosa, Álvaro Pacheco ainda não comandará o Vasco contra o Fortaleza, pelo jogo de volta da 3ª fase da Copa do Brasil. Sua estreia deve ser contra o Cruzeiro, no dia 2 de junho, pela 9ª rodada da Série A.
Ex-atacante de pouca expressão no futebol português, ele iniciou a carreira de treinador no Lixa, da 3º divisão, em 2011. Depois, foi assistente técnico por seis anos antes de assumir o Fafe, também da terceirona.
O trabalho mais longevo de Pacheco – e de mais sucesso – foi no Vizela, clube que levou da 3ª para a 1ª divisão em Portugal.
Fonte: Flash Score / Foto: Leandro Amorim/Vasco da Gama